17.8 C
Guimarães
Domingo, Novembro 24, 2024

São Torcato: história, devoção e património apresentados em duas obras

Economia

Na tarde deste Sábado, 17 de Junho, o terreiro de São Torcato foi palco da apresentação de duas importantes obras sobre a história, devoção e património do Santo do Povo, São Torcato.

São Torcato: Romaria a um Vale Infindável e São Torcato: História, Devoção e Património são resultado de um trabalho de investigação histórica e científica, coordenado por Raul Pereira e Francisco Brito, que nasceu de uma iniciativa da divisão de Turismo do Município de Guimarães e da CIM do Ave, ao abrigo do programa Amar o Minho.

Raul Pereira e Francisco Brito. 📸 GA!

A apresentação das obras esteve a cargo de Raul Pereira e Francisco Brito, que falaram sobre todo o processo de investigação, escrita e design, fazendo uma explicação detalhada do conteúdo de cada uma das obras. São Torcato: Romaria a um Vale Infindável é uma obra mais voltada para a imagem e fotografia, com poucos textos, e São Torcato: História, Devoção e Património é a parte mais densa do trabalho, e conta com o contributo de vários investigadores ligados à materialidade e imaterialidade relacionada com o culto a São Torcato.

📸 Direitos Reservados

Nas intervenções protocolares, Domingos Bragança invocou Santo Agostinho quando referiu “um presente das coisas passadas, um presente das coisas presentes e um presente das coisas futuras”. O presidente da Câmara enalteceu o trabalho aturado de investigação, lembrando que é no conhecimento e na cultura que está a resposta para os problemas que enfrenta a sociedade de hoje. “Conhecimento faz-se no que hoje nos foi apresentado. O que somos é o que se constrói, o que abre esperança”, disse.

Sofia Ferreira, Bruno Fernandes e Ricardo Araújo. 📸 GA!

Paulo Lopes Silva agradeceu aos envolvidos no projecto, a Sofia Ferreira e a toda a equipa do Turismo da Câmara Municipal de Guimarães. Agradeceu igualmente à Irmandade de São Torcato pela dedicação e cuidado, terminado a relevar a importância das obras para a devoção ao Santo e para a promoção turística do território.

“São Torcato, o santo do povo, foi uma figura marcante que serviu os outros.”

Paulo Novais, juiz presidente da Irmandade de São Torcato, falou em “dia histórico para a Irmandade”, e agradeceu a todos quantos contribuíram para que fosse possível chegar a um resultado final que, na sua opinião, é revelador do amor que os homens e mulheres de São Torcato têm pela sua terra. “São Torcato, o santo do povo, foi uma figura marcante que serviu os outros”, disse. Paulo Novais destacou o papel da vereadora Sofia Ferreira como impulsionadora do projecto, e do vereador Paulo Lopes Silva, que lhe deu seguimento, e agradeceu a Domingos Bragança todo o apoio do Município.

Por sua vez, Alberto Martins, presidente da Junta de Freguesia da Vila de São Torcato, qualificou as obras como “de grande impacto para São Torcato” e parabenteou a Irmandade de São Torcato pela “preservação do património material e imaterial do Santo”. “Estas são duas obras importantes para o futuro, pois permitirão que o turismo religioso possa vir a ser reforçado”, disse.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias