Via do AvePark: decisão da IGAMAOT poderá invalidar projecto

Data:

A AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia congratula-se com a decisão da Inspecção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) que visa suscitar junto do Ministério Público a invalidade da decisão tomada pela Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional do Norte (ERRAN).

A avaliação da ERRAN permitia a utilização não agrícola de solos da Reserva Agrícola Nacional (RAN), para implementar a via do AvePark.

Esta decisão, que surge em resposta à exposição efectuada pela AVE junto da IGAMAOT na qual se questionou a legalidade desse ato administrativo, vem de encontro à posição assumida por esta associação desde 2015. A AVE tem vindo a alertar para os impactes no ambiente da via do AvePark, nomeadamente pela ocupação de áreas agrícolas.

A confirmar-se a invalidade da decisão da ERRAN, os solos inscritos na RAN ficam salvaguardados, inviabilizando desta forma o actual projecto da via de ligação ao AvePark.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

EURESFO: os primeiros passos para a organização do fórum

O European Urban Resilience Forum (EURESFO) promoveu uma visita...

Vitrus: fiscalização ambiental registou 616 ocorrências em 2025

O balanço da actividade do serviço de fiscalização ambiental,...

São Torcato: mais de duas mil árvores plantadas na Pedra Fina

É mais uma acção em que o tecido empresarial...

CVE 2026: Ricardo Araújo quer Guimarães “uma cidade mais verde, mais justa e mais resiliente”

Guimarães passou a respirar o ar da Capital Verde...