No comunicado à imprensa, o clube sustenta que dos testemunhos das forças policiais, arbitragem, elementos do Rio Ave FC e Delegados da Liga Portugal, “não foi perceptível a ninguém a existência de qualquer (alegado) comportamento racista”.
O Vitória Sport Clube enviou uma nota à comunicação social onde aborda os acontecimentos do jogo contra o Rio Ave FC, que decorreu no Sábado passado, dia 7 de Janeiro. Ao minuto 65 do jogo, Emmanuel Boateng, jogador da equipa vilacondense, reportou ao árbitro do encontro que terá sido alvo de insultos de teor racista e, pouco depois, o speaker do D. Afonso Henriques lançou um aviso aos adeptos.
“À data de hoje, estamos já na posse de todos os relatórios das autoridades que cumpriram serviço no último Vitória SC x Rio Ave FC, pelo que, sem nenhuma surpresa, percebemos definitivamente o que já antes era claro”, informa o clube vimaranense. Na nota, a direcção esclarece: “O que é factual é que nestes documentos, onde constam testemunhos das forças policiais e segurança, equipa de arbitragem, elementos do Rio Ave FC e Delegados da Liga Portugal, surge a mesma certeza: não foi perceptível a ninguém a existência de qualquer (alegado) comportamento racista”.
O clube acredita que “todo este ruído folclórico” é “um péssimo serviço a uma causa que merece de todos nós um combate sem tréguas”. Alerta ainda que não vão “esquecer” as “condenações sumárias, os juízos de valor antecipados e as agressões repetidas ao Vitória Sport Clube e à cidade de Guimarães”.
O comunicado termina com uma nota de reforço àquilo que tem sido a atitude do clube perante estas acusações: “Continuaremos juntos nesta luta contra o racismo – que é de todos! – mas, sobretudo, estaremos unidos na defesa da honra e do bom nome do Vitória Sport Clube.”
📸 Marco Jacobeu
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.