A Conferência Municipal de Cultura 2022 decorreu este Sábado, 15 de Outubro, no Teatro Jordão, no âmbito do processo de elaboração do Plano Estratégico Municipal Cultura Guimarães 2032.
Sob o contexto do projecto “Dinâmicas Culturais de Guimarães dez anos depois da CEC´12: contributos para a elaboração do Plano Estratégico Municipal Cultura Guimarães 2032″, agentes culturais e artísticos, representantes de associações e ainda vimaranenses interessados na construção das políticas culturais, marcaram presença e participaram de uma forma activa na Conferência Municipal Cultura Guimarães.
O Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (PolObs) do CECS-UMinho, em colaboração estreita com o Município de Guimarães, organizou a conferência que teve lugar dia 15 de Outubro.
Coordenado pelo investigador do PolObs, Manuel Gama, o evento objectivou auscultar os vimaranenses sobre as dinâmicas culturais municipais, sensibilizar a comunidade para a importância do processo participativo de elaboração do Plano Estratégico Municipal de Cultura 2032 e recolher dados no âmbito da fase 1 do projecto.
Aconteceram sessões de trabalho entre 9h15 e 17h00 com os participantes inscritos e uma sessão plenária entre 17h30 e 19h30, ocasião em que foram apresentados e discutidos os resultados dos grupos de trabalho, eram esses: “Políticas culturais municipais na última década”; “Guimarães: Património da Humanidade & Capital Europeia da Cultura”; “Mediação Cultural e Públicos da Cultura”; “Políticas culturais municipais para a próxima década”. Tendo em consideração a metodologia colaborativa adoptada, cada grupo integrou um máximo de 20 participantes do território.
O vereador da Cultura, Paulo Lopes Silva anunciou que os primeiros resultados serão conhecidos já no início de 2023, com a publicação dos relatórios de públicos da cultura e das artes, e das dinâmicas ligadas ao sector criativo e cultural do território de Guimarães.
Para além disso, as propostas apresentadas serão vertidas no documento para o Plano Estratégico Municipal da Cultura. A partir do próximo mês de Janeiro terá início um laboratório colaborativo para a continuidade na construção deste Plano Estratégico.
Para os interessados, continua disponível o inquérito que visa a participação do público em geral para caracterizar os perfis dos públicos da cultura de Guimarães, através da plataforma online.
📸 Município de Guimarães
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.