90 anos: Arquivo Municipal celebra património documental

Data:

O Arquivo Municipal de Guimarães celebra o seu 90º aniversário de abertura ao público com uma série de eventos que visam promover a divulgação do património documental e aumentar a consciencialização sobre a importância dos arquivos na compreensão do passado, presente e construção do futuro.

Uma nota de imprensa do Município de Guimarães, salienta que “as festividades, que se realizam de 14 a 19 de Outubro, têm entrada livre e gratuita em todos os eventos”.

O ponto alto da comemoração será o lançamento do ‘Boletim de Trabalhos Históricos de 2024’, agendado para o dia 14 de Outubro (Segunda-feira), às 18h00, nos antigos Paços do Concelho, na Praça da Oliveira.

A sessão contará com a apresentação de artigos pelos seus autores, abordando temas como a iconografia da Basílica de São Pedro do Toural, a evolução da tradição das Cruzes Floridas e as Capelas dos Passos da Paixão de Cristo de Guimarães (1727).

© PUB

As actividades educativas também farão parte da programação, incluindo as oficinas ‘Genealogista por um Dia’ e ‘Rosa Exposta’, que ocorrerão no dia 15 de Outubro (Terça-feira).

O segundo volume da obra ‘Guilherme de Faria: Poesia’, pelo autor José Rui Teixeira, será lançado no dia 16 (Quarta-feira).

Uma visita guiada às instalações do Arquivo Municipal, está marcada para o dia 17 (Quinta-feira) e uma outra visita aos antigos Paços do Concelho, conduzida por António José de Oliveira, será no dia 19 (Sábado).

As inscrições para as visitas guiadas e actividades educativas são gratuitas, mas limitadas a um mínimo de cinco participantes, devendo ser realizadas até dia 12 de Outubro, através do e-mail: arquivo.municipal@cm-guimaraes.pt.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Rodopio: leva educação artística às escolas do pré-escolar e 1.º ciclo

O 'Rodopio - Programa de Aprendizagem, Experimentação e Fruição...

Torre da Alfândega: Muralha promove visita explicativa sobre um símbolo da nossa identidade

A iniciativa é da Muralha, Associação de Guimarães para...

Paço dos Duques de Bragança: reabertura amanhã depois de obras

Depois de um encerramento temporário, entre os dias 24...

CAAA: exposição de Tales Frey sobre a crise do ‘Fast Fashion’, em Setembro

Portugal recebe duas exposições individuais do artista transdisciplinar Tales...