22 de Junho: comemorações da Elevação a Cidade ao jeito paroquial

Data:

A freguesia assinala o dia da União, presta homenagem a Dom Afonso Henriques e evoca os 172 anos da eleição de Guimarães a cidade.

Com o bulício da Feira Afonsina e a proximidade do Dia UM de Portugal, estas comemorações promovidas pela união de freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião, assumem mais um contexto paroquial do que municipal.

PUB

Depois da apresentação do opúsculo ‘Dona Maria II em Guimarães’, realizado a 10 de Junho, hoje, depois da missa das 10h00, na igreja de São Domingos, a união de freguesias prestou homenagem a Dom Afonso Henriques, num cortejo com um grupo de Zés P’reiras que consistiu na colocação de uma coroa de fores junto à Estátua, no alto do Monte Latito, entoando-se os hinos nacional e de Guimarães, numa organização em que participou a Grã Ordem Afonsina.

Mas a celebração do dia da União só acaba, logo, à noite (21h30), com uma sessão solene e discursos das autoridades, com um vasto programa que decorrerá no salão nobre da Sociedade Martins Sarmento.

Haverá entrega de troféus para premiados em concursos realizados pela autarquia, troféus para associações e uma homenagem de cidadania, com os Trovadores do Cano.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Taipas Termal: Piscinas e Parque de Campismo com horário de Verão

O Verão começa amanhã e vai durar até Setembro....

Vias municipais: Câmara vai repavimentar a EM574-1 de Ronfe a Gondar

O procedimento vai ser aberto pelo valor base de...

Mesão Frio: celebra ‘Dia da Freguesia’ como iniciativa de relevância social e comunitária

A freguesia de Mesão Frio envolve-se numa iniciativa de...

Banhos Velhos: a música, em dose dupla, neste fim-de-semana

São “duas noites muito especiais no Museu Cultural de Caldas...