20 anos: Centro Cultural Vila Flor em prol das artes e cultura

Data:

O 20.º aniversário será comemorado a 17 de Setembro (Quarta-feira). E a efeméride será assinalada para fazer registar o “notável percurso, que marca decisivamente a paisagem artística e cultural do país”.

‘Carnación’, será o espectáculo com que A Oficina pretende marcar o aniversário. Rocío Molina e Niño de Elche – são os criadores desta performance que se farão acompanhar de três músicos em palco e do BJazz Choir, um núcleo artístico da cidade que se junta a este espectáculo internacional. É uma obra cuja poética transcende o tempo e o espaço, abrindo caminho à condição universal que o Centro Cultural Vila Flor (CCVF) representa.

Os ecos de duas décadas do CCVF continuam no mesmo grande palco no dia seguinte (18 de Setembro), com o ‘Bailar em Casa’ e a espontaneidade de um corpo colectivo que fará do CCVF um lugar de encontro que junta cada vez mais pessoas a cada ano de actividade.

Ricardo Toscano, um dos músicos de eleição do jazz nacional, traz-nos ao palco do pequeno auditório a sua re-interpretação de ‘A Love Supreme’, obra máxima de John Coltrane que completa 60 anos de existência, na Sexta-feira (19 de Setembro).

Evoca-se aqui um pedaço de arte que nunca se alheou do futuro e também o jazz como elemento forte e indissociável desta bonita história. Esta intensidade vai levar-nos de novo para o relvado, no Sábado (20 de Setembro), com a renovação das tendências levada a cabo por Branko e a irresistível capacidade de nos contagiar com a sua música ao vivo. É uma nova geração que cresce, envolvida por uma imensidão de possibilidades estéticas e o CCVF torna-se também o seu lugar de encontro.

Esta longa e inclusiva celebração culminará com o ‘Atlas Guimarães’ (21 de Setembro), onde 100 pessoas do território se tomam um corpo performativo, comandado por Ana Borralho e João Galante, que permite lembrar a máxima de Joseph Beuys: “Todo o ser humano é um artista, um ser livre, chamado a participar na transformação e remodelação das condições, do pensamento e das estruturas que moldam e informam as nossas vidas”, como assinala uma nota de imprensa sobre o aniversário.

Este programa de celebração do 20.º aniversário do CCVF “é acerca do futuro e de todas as forças que empurram a humanidade de volta a um caminho grandioso, para que possamos seguir juntos por mais 20 anos” – conclui.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Centro Histórico: há 24 anos Património Cultural da Humanidade da UNESCO

Guimarães vive, este Sábado, dia 13 de Dezembro, os 24...

Universidade do Minho: estudantes de Música com vários prémios

Os estudantes do departamento de Música da Escola de Letras, Artes...

ExcentriCidade: residência artística em Pevidém dedicada aos ‘Ritmos da Comunidade’

Pevidém está pronto para receber uma nova residência artística...

Memória viva: D. Afonso Henriques faleceu há 840 anos

Perante a estátua do primeiro rei, em frente ao...