Tuna: ‘Uma Matriz de Identidade Global – Da Tradição Ibérica Documentada a Guimarães no Epicentro’

Data:

O museu da Sociedade Martins Sarmento (SMS) tem patente uma exposição inédita, nas suas instalações, até 31 de Agosto: ‘Tuna: Uma Matriz de Identidade Global – Da Tradição Ibérica Documentada a Guimarães no Epicentro’.

Propõe-se, nesta exposição, “uma leitura científica e histórica sobre um dos fenómenos mais resilientes da cultura académica: a Tuna”.

A exposição centra-se na realidade documental da Estudantina e da Tuna do século XIX e XX, analisando-as como uma das principais “exportações” culturais da Península Ibérica, afastando-se de mitologias românticas.

Uma exposição com valor científico e histórico que nos leva ao âmago das tunas. © Direitos Reservados

O percurso expositivo traça o caminho desta “Diáspora da Capa”: desde a consolidação de um modelo de sociabilidade juvenil e artística em Portugal e Espanha, até à sua extraordinária travessia transatlântica, que criou raízes profundas e instituições nacionais no Novo Mundo.

“O visitante é convidado a descobrir como esta matriz identitária se transformou numa linguagem universal.”

A Sociedade Martins Sarmento, justifica que “através de um espólio singular, que reúne peças do Orfeão Universitário do Porto, de Tunas de Coimbra, do Museo del Estudiante (Salamanca), da Casa de la Troya (Santiago de Compostela) e da rede internacional de veteranos TUDI, o visitante é convidado a descobrir como esta matriz identitária se transformou numa linguagem universal”.

A mostra conta ainda com uma dimensão sensorial única, através da curadoria de coleccionadores de música de inspiração académica, que apresentarão um arquivo sonoro que documenta a excelência musical desta tradição ao longo das décadas.

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

L’Agosto: em formato alargado este Verão, mais aberto e democrático

Faz a ligação entre música contemporânea, património e espaço...

São Pedro: Irmandade dinamiza cidade com cultura, história e celebrações litúrgicas

Será entre esta Sexta e a próxima Segunda-feira, de...

Casa da Memória: venha ‘Apanhar um peixe com as mãos’ com o escritor Gonçalo M. Tavares

O escritor e professor Gonçalo M. Tavares, estará na...

Osmusiké: celebrar aniversário em jeito de pic-nic na montanha da Penha

Já passaram 24 anos desde que Osmusiké subiram ao...