O processo de construção da estratégia Norte 2040, começou, hoje, em Santa Maria da Feira, reunindo responsáveis políticos, instituições europeias, especialistas, universidades, empresas, autarquias e parceiros regionais.
Um seminário de lançamento decorreu no Europarque, em paralelo, numa iniciativa, promovida pela CCDR-Norte e pelo Norte 2030.
O início do processo alargado de reflexão estratégica sobre o futuro do desenvolvimento regional no período pós-2027, num contexto europeu marcado por profundas transformações económicas, tecnológicas, ambientais, geo-políticas e demográficas, ficou assinalado nesta sessão.
O presidente da CCDR-Norte, Álvaro Santos, reforçou a necessidade de uma abordagem territorial nas políticas públicas, defendendo que “não haverá respostas eficazes através de políticas uniformes, excessivamente centralizadas ou desligadas dos territórios”, acrescentando que “o futuro constrói-se a partir das regiões”.
“Há momentos em que uma região é chamada não apenas a gerir o presente, mas a decidir o seu futuro.”
Álvaro Santos salientou o carácter estruturante deste processo, afirmando que “há momentos em que uma região é chamada não apenas a gerir o presente, mas a decidir o seu futuro”, sublinhando que o Norte 2040 representa precisamente “um exercício colectivo de reflexão estratégica sobre o futuro do Norte de Portugal”.
Sublinhando a ambição do processo agora iniciado, destacou que “criar visão, construir confiança e mobilizar os territórios para objetivos comuns” será determinante para que a região Norte afirme o seu posicionamento no contexto europeu nas próximas décadas.
O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, e o presidente do Conselho Regional do Norte, Francisco Lopes, abriram a sessão, ambos destacaram a importância de reforçar o papel das regiões na definição das políticas públicas.
O seminário prosseguiu com a intervenção do keynote speaker Hugo Sobral, director-geral adjunto da DG REGIO da Comissão Europeia, que apresentou a proposta de Quadro Financeiro Pluri-anual da EU 2028–2034, sublinhando os desafios e oportunidades para a Política de Coesão.
O Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, sublinhou a centralidade do planeamento nas decisões estratégicas, afirmando que “é necessário fazer escolhas e definir prioridades com clareza, porque são os números e a forma como alocamos os recursos que revelam verdadeiramente onde queremos investir e o que queremos transformar”.
“Só com prioridades bem definidas conseguimos reforçar a competitividade, garantir a coesão e criar oportunidades em todo o território.”
O governante destacou ainda o papel das regiões neste processo, apelando a uma lógica de decisão exigente e sustentada: “Não tenham receio de escolher, sem planeamento inteligente não há sucesso, e só com prioridades bem definidas conseguimos reforçar a competitividade, garantir a coesão e criar oportunidades em todo o território”.

Ao longo da manhã, dois painéis temáticos suscitaram debate: ‘Competitividade Regional e Inovação’, com Raúl Fangueiro (Universidade do Minho), Luís Miguel Ribeiro (AEP) e Catarina Selada (CEiiA); e ‘Coesão Territorial e Agricultura’, com Luís Leite Ramos (UTAD), Susana Carvalho (Universidade do Porto) e Idalino Leão (CONFAGRI).
Ao antecipar este debate estratégico, a região Norte posiciona-se na linha da frente da reflexão europeia sobre o futuro da política de coesão, defendendo um modelo de desenvolvimento assente numa forte base territorial, numa governação multi-nível eficaz e na mobilização colectiva dos seus actores.
A estratégia Norte 2040 será construída de forma participada ao longo dos próximos meses – será disponibilizada no site Norte 2030 uma área dedicada à receção de contributos -, envolvendo instituições públicas, entidades do sistema científico e tecnológico, tecido empresarial e sociedade civil, com o objectivo de definir uma visão ambiciosa para uma região mais inovadora, sustentável, competitiva e coesa.
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.




