Tiveram um mês de formação em contexto de trabalho em Espanha, no âmbito do programa Erasmus+ VET. Os alunos dos cursos profissionais da Escola Secundária Martins Sarmento (ESMS) regressaram satisfeitos com o impacto da experiência nos diferentes percursos formativos.
Por exemplo, na área da Saúde, foi destacada “a confiança adquirida e uma maior consciência da importância e da responsabilidade associadas ao papel dos profissionais de saúde”; já na área da Informática, os alunos valorizaram as aprendizagens realizadas diariamente e a crescente segurança para desempenharem funções no sector.
E na área da Restauração, a integração em contexto hoteleiro “permitiu desenvolver competências relacionadas com o atendimento ao cliente, a preparação de bebidas e a organização dos espaços de trabalho”.
“A mobilidade superou as suas expectativas e constituiu uma experiência relevante para o seu futuro profissional.”
Num balanço final, os alunos consideraram que “a mobilidade superou as suas expectativas e constituiu uma experiência relevante para o seu futuro profissional” – revela Sérgio Gonçalves, professor da escola.

Os estudantes de quatro áreas de formação, colocados em instituições e empresas de Jerez de la Frontera e Almería, mostraram-se agradados com o que experenciaram de 17 de Junho a 17 de Julho, envolvendo-se em contextos didácticos diferentes dos de Portugal.
O que fizeram os alunos dos cursos de Multimédia e de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos, em Almería deu-lhes novos horizontes dado o facto de Espanha ter colocado o audio-visual como uma das principais indústrias do país.
Ao longo de quatro semanas, os jovens foram integrados em hospitais, unidades hoteleiras, associações e empresas do sector informático, onde tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na escola e de contactar com as exigências de um contexto profissional real.
“Para além das competências técnicas específicas de cada área, os alunos desenvolveram capacidades de comunicação, autonomia, resolução de problemas e trabalho em equipa.”
“O empenho, a responsabilidade e a capacidade de adaptação demonstrados reflectiram-se nas excelentes avaliações obtidas na formação em contexto de trabalho. Para além das competências técnicas específicas de cada área, os alunos desenvolveram capacidades de comunicação, autonomia, resolução de problemas e trabalho em equipa” – acrescenta Sérgio Gonçalves.
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


