‘Desrolha’: um projecto que cria canal de recolha de Rolhas de Cortiça

Data:

É um projecto selectivo da Vitrus, desenvolvido em parceria com a Quercus, no âmbito do programa ‘Green Cork’.

Visa a recolha em cafés e restaurantes das rolhas usadas em garrafas de vinho que assim serão reencaminhadas para reciclagem e valorização, promovendo a economia circular e a preservação do ambiente.

Há cerca de 118 milhões de rolhas, recolhidas desde 2008 depois da implementação do projecto ‘Green Cork’, pela Quercus, que “mobiliza a sociedade civil para a importância da cortiça como recurso natural de elevado valor ecológico”. E contribui para a sustentabilidade do planeta.

Depois da inauguração o CIVA acolhe o projecto ‘Desrolha’. © Direitos Reservados

“Esta medida representa um reforço na mitigação das alterações climáticas.”

Revelam as estatísticas e estudos que “cada 50 rolhas recolhidas equivalem à plantação de uma árvore, contribuindo de forma directa para a reflorestação do território nacional. Esta medida representa um reforço na mitigação das alterações climáticas, através da diminuição de emissões de CO2 e do aumento da capacidade de retenção de carbono por via das novas árvores plantadas”.

Com o projecto ‘Desrolha’, a empresa municipal do ambiente “reforça o seu papel enquanto agente activo na construção de um concelho mais verde, consciente e sustentável”.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Eurocities: Fórum discute medidas sobre a transição verde e as alterações climáticas

O presidente da Câmara foi ao Fórum da Eurocities...

Vitrus Talks: o desafio da separação, valorização e solução para os Resíduos Orgânicos em debate

Paulo Cunha, euro-deputado, Rui Silva, administrador regional da EGF...

Pacto de Autarcas: Guimarães subscreve ‘Passaporte Climático das Cidades’

Guimarães foi um dos primeiros municípios a subscrever o...

Uma Cidade de Um Só Planeta: fórum da Eurocities realiza-se em Guimarães

O principal encontro anual das cidades da rede Eurocities...