A ‘Meia Maratona Cidade Berço’ irá realizar-se no dia 5 de Outubro (Domingo), a partir das 09h00, e volta a afirmar-se como uma prova desportiva de forte componente social e solidária.
“Para a edição de 2025, a organização destaca o crescimento contínuo da participação nos últimos anos, assim como a ligação afectiva que a prova mantém com o tecido social, juvenil, desportivo e económico de Guimarães” – salienta uma informação do Município.
Destaca que “os percursos das várias provas da Meia Maratona Cidade Berço trilham-se numa boa parte de caminhos históricos classificados como Património Mundial da UNESCO”.
Nélson Felgueiras, vereador do Desporto, da Câmara Municipal de Guimarães apelou à participação das instituições locais, desafiando-as a inscreverem-se como “co-organizadoras” do evento. Segundo o vereador estas poderão também ser ressarcidas com parte do valor das inscrições dos participantes.
Em termos desportivos, a prova será composta por três corridas principais – de 21 quilómetros, 10 e 5 quilómetros – e contará ainda com a ‘Run Kids’, uma etapa dedicada aos mais jovens, que se destacou com grande sucesso em 2024.
O evento incluirá também a já tradicional caminhada solidária, cujo valor da inscrição será revertido em 50% para uma das instituições locais inscritas, escolhida por cada participante, num modelo semelhante ao da consignação do IRS.

Desde 2021, a ‘Meia Maratona Cidade Berço’ é organizada exclusivamente por entidades locais – Município de Guimarães, Associação de Atletismo de Braga, Tempo Livre e Vitória Sport Clube – promovendo assim valores de participação mais acessíveis, maior proximidade com o público, maior integridade e um esforço contínuo na melhoria de um evento que é já um marco desportivo, não só na região do Douro e Minho, mas também a nível nacional.
E foram dessas entidades os representantes das instituições na conferência de imprensa que apresentou a edição deste ano: vereador do Desporto do Município de Guimarães, Nélson Felgueiras, do director da Tempo Livre, Amadeu Portilha, do vice-presidente do Vitória Sport Clube, Silvério Alves, e do presidente da Associação de Atletismo de Braga, Manuel Pacheco.
As inscrições estarão disponíveis a partir do próximo dia 11 de Junho (Quarta-feira), através da plataforma da ‘Meia Maratona Cidade Berço’ e a organização espera que esta seja a edição mais (con)corrida de sempre. Nos meses seguintes, serão anunciadas as instituições participantes, bem como os atletas e figuras públicas que serão embaixadores de um dos maiores eventos desportivos de Guimarães.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.