Arte Têxtil: Encontros Ibéricos juntam Guimarães e Pontevedra

Data:

A exposição que marcou o arranque oficial das actividades dos ‘Encontros Ibéricos de Arte Têxtil Contemporânea’, foi inaugurada no Sábado, na Garagem Avenida. Esta iniciativa cultural da bienal Contextile/Ideias Emergentes e da plataforma Indigo Proyectos, realiza-se em Guimarães e em Pontevedra.

A exposição integrada nos 5.ºs ‘Encontros Ibéricos de Arte Têxtil Contemporânea’, no âmbito do projecto ‘Peninsulares’, uma iniciativa conjunta entre Portugal e Espanha financiada pela DG Artes e o Município vimaranense.

‘Modos de Ver’ é o tema central da exposição inaugurada por Miguel Oliveira, vereador da Cultura, que sublinhou a importância desta iniciativa na valorização da arte têxtil como expressão artística contemporânea e elemento agregador de duas cidades e dois países vizinhos.

Vários espaços culturais vimaranenses abrem-se, assim, à arte têxtil contemporânea, acolhendo exposições, residências artísticas, ‘Textile Talks’ e workshops que pretendem aproximar os públicos e os territórios em torno de uma linguagem artística comum e em expansão.

Inspirado na obra ‘Ways of Seeing’, do escritor e crítico de arte John Berger, o tema ‘Modos de Ver’ propõe uma reflexão crítica sobre a forma como o ser humano observa e se relaciona com a natureza. Através de obras de artistas portugueses e espanhóis, pretende-se questionar os paradigmas actuais de percepção e reconectar com um entendimento mais holístico e sensível da Terra e dos seus ritmos.

A arte têxtil – profundamente enraizada na história económica, social e cultural da Península Ibérica – é aqui promovida como um meio de expressão em sintonia com os novos desafios e estéticas da arte contemporânea. O projecto ‘Peninsulares’ reforça, assim, o papel do têxtil não só como património, mas como linguagem viva e universal de criação e intercâmbio artístico.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Formação: A Oficina promove reflexão sobre barreiras à participação cultural

O Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, recebe,...

São Torcato: Ministro da Educação inaugura pavilhão de uma escola com “olhos postos no futuro”

Sem qualquer animosidade, por perto, o Ministro da Educação,...

Universidade do Minho: está numa posição invejável entre as mais sustentáveis do mundo

A Universidade do Minho é a melhor instituição portuguesa...

CAISA: tem jovens a participar na Youth Exchange, na Lituânia

Um grupo de jovens da CAISA , está a...