A Estância Turística da Penha, terá um dos concertos mais aguardados da edição de 2026 de ‘O Verão é na Penha’, no próximo dia 21 de Agosto, às 21h30.
Com entrada gratuita, o recinto do Santuário acolhe ‘Amália Hoje’, num espectáculo que reunirá música, património e natureza num cenário ímpar, prometendo afirmar-se como um dos grandes momentos culturais deste Verão em Guimarães.
Formado por Nuno Gonçalves (The Gift), Sónia Tavares (The Gift), Fernando Ribeiro (Moonspell) e Paulo Praça, o projecto ‘Amália Hoje’ tornou-se, desde a sua criação em 2009, um dos casos mais singulares e bem-sucedidos da música portuguesa contemporânea.

A essência do projecto assenta num conceito simultaneamente simples e desafiante: revisitar algumas das mais emblemáticas canções do repertório de Amália Rodrigues, transportando-as para um universo sonoro contemporâneo, marcado por arranjos modernos e influências electrónicas, sem perder a intensidade emocional e poética que tornou a fadista uma das maiores referências da cultura portuguesa.
Fugindo às escolhas mais previsíveis, ‘Amália Hoje’ seleccionou temas com elevado potencial de reinvenção artística, aproximando diferentes gerações e conquistando públicos diversos através de um equilíbrio raro entre respeito pela tradição e inovação estética.
A actuação de ‘Amália Hoje’ na Penha afirma-se como um dos momentos de maior destaque de ‘O Verão é na Penha’. Para além da relevância artística do projecto e da força simbólica do repertório interpretado, o espectáculo distingue-se pela sua dimensão cénica e musical, proporcionando uma experiência marcante num cenário único como a Estância Turística da Penha. Com uma abordagem contemporânea a um património musical intemporal, ‘Amália Hoje’ oferece ao público uma homenagem original, emocionante e memorável à eterna voz de Portugal.
Foto © Amália Hoje
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


