A decisão foi tomada durante a convenção sobre o Património Cultural e Natural Mundial que ainda decorre em Riade, na Arábia Saudita.
A classificação da zona de Couros como Património Cultural e Natural Mundial, era já esperada e podia acontecer até ao dia 25 de Setembro (Segunda-feira).
A proposta constava do 8º ponto da ordem de trabalhos da convenção que estabelece a lista do património em perigo e uma segunda lista que propõe a inscrição de novas zonas, recebidas na UNESCO entre 21 de Fevereiro de 2022 e 1 de Fevereiro de 2023.
A proposta – ver documento anexo – de Guimarães, tem o nº 1031, foi entregue em 27 de Janeiro de 2022 e preenche os critérios 2, 3 e 5 para ser votada a aprovada.
O Município fez uma proposta identificada como Centro Histórico de Guimarães e zona de Couros, o que nos conceitos da UNESCO formará um “bem” único na lista geral do património cultural e natural.
Ao todo a UNESCO recebeu 36 propostas de classificação de vários continentes sendo que só 29 serão apreciadas, sendo 20 que procuram a classificação do seu património cultural, oito com o património natural e uma que abrange as duas classificações.
Guimarães era a única proposta que os participantes iriam apreciar e votar em que a componente histórica e urbana do “bem” é notória. As restantes são de paisagens, mesquitas medievais e outro património.
Por isso, a 45ª sessão do comité inter-governamental da Protecção do Património Cultural e Natural, que ocorre na Arábia Saudita, será histórica para Guimarães.
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.