Alberto Martins
Alberto Martins, 41 anos é empresário e licenciado em Gestão. Atualmente é ainda presidente da Junta de Freguesia da Vila de São Torcato desde 2017, tendo já sido tesoureiro desde 2005 até 2017. Trabalhou e colaborou com diversas empresas, de onde se destaca a empresa Coming Future, Lda e a empresa JF Economista Internacionais Lda.

São Torcato 25 anos de Vila, Séculos de História

São Torcato comemorou no passado dia 21 de Junho, 25 anos da elevação ao estatuto de Vila, um quarto de século. 25 Anos de afirmação enquanto Vila, mas séculos de história, de orgulho no seu legado imaterial e edificado, de um presente que é diariamente construído e sobretudo de uma Vila de e com futuro. Este ano as comemorações do dia de elevação a Vila, estavam dimensionadas para serem as maiores de sempre, com um conjunto alargado de iniciativas, concertos e atribuição de prémios, como seriam o de fotografia ou literário.

Contudo a pandemia que vivemos alterou de forma vincada o nosso quotidiano, impondo-nos novas rotinas e hábitos que vamos progressivamente assimilando. Apesar da situação pandémica que ainda vivemos, foi possível assinalar a data de forma digna, com um cartaz diversificado. As comemorações começaram, com o ciclo de conferências digitais, abordando temas como o impacto da pandemia e o futuro de São Torcato, discutido com as diversas associações da Vila. Foi possível ainda inaugurar o parque de lazer da Corredoura, um projeto resultante de uma candidatura ao orçamento participativo apresentado pelo torcatense Filipe Santos e que é estruturante na descentralização de equipamentos na Vila de São Torcato e o projeto “Juntar São Torcato”.

“Com este projeto irá ser possível disponibilizar à população, bens adaptativos e geriátricos, de difícil acesso à generalidade da comunidade…”

A este propósito esta inauguração revestiu-se de grande significado para mim e para toda a comunidade da Vila. Com este projeto irá ser possível disponibilizar à população, bens adaptativos e geriátricos, de difícil acesso à generalidade da comunidade. Um projeto social mas que tem também na sustentabilidade ambiental um foco importante, em linha com o trabalho que a Junta de Freguesia prioriza, diariamente na sua ação.

As comemorações tiveram ainda como momento alto a sessão solene evocativa do aniversário de elevação de São Torcato a Vila. Uma sessão realizada no coração da Vila, no famoso e majestoso terreiro da Irmandade de São Torcato. Nesta cerimónia foi possível agraciar a D. Rosinha pelos anos de serviço prestado à Junta de Freguesia e a todos os voluntários que diariamente, no terreno, prestaram auxílio a quem mais precisava calcorreando as ruas da vila de São Torcato. Agraciamos ainda a Irmandade de São Torcato com o pergaminho da Vila, pelos enormes feitos alcançados, nomeadamente a elevação do Santuário à dignidade de Basílica e a fixação do dia 27 de Fevereiro como dia do Santo do povo, São Torcato.

Por fim, foi entregue a medalha da Vila de São Torcato ao Prof. Dr. Paulo Novais, um grande Torcatense com uma carreira académica brilhante e leva o nome de São Torcato e de Guimarães aos 4 cantos do mundo. Assim foi assinalada uma data que ficará para sempre na história. 25 anos de Vila, mas séculos, da terra com mais história de todo o Concelho de Guimarães. São Torcato o berço do berço de Portugal.

© 2020 Guimarães, agora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1,895FansCurti
0SeguidoresSeguir
38SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Edição impressa

- publicidade -

Leia também

Uma escolarização de 12 anos de sucesso

A escola deve preparar os jovens para as múltipla...

TIAGO, O MISTER(IO)

“Quem é Tiago Mendes?” foi a pergunta que os sóci...

“Nem sempre, nem nunca”

As modificações indiscutíveis no mundo da saúde n...

E do ponto de vista político?

Um militante do PS foi deposto por um “independen...