21.8 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 16, 2024
Miguel Leite
Miguel Leite
Natural de Guimarães, fisioterapeuta licenciado, com mais de 10 anos de experiência profissional, tendo já tido várias experiências profissionais (meio hospitalar, clínica, ensino especial em escolas e meio desportivo/desporto de alta competição). É também pós graduado em fisiologia do exercício e fisioterapia cardiorrespiratória. Têm outras formações complementares relacionadas com a sua profissão. Faz parte dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, pertencendo desta forma ao atual corpo ativo da corporação vimaranense.

Saída de emergência?

Já lá vão alguns anos desde que o senhor Yuri Gagarin se estreou como o primeiro homem a entrar no espaço, colocando a humanidade numa rota de uma nova era no imenso oculto.

Desde então que as missões espaciais têm ganho uma projeção exponencial, principalmente em campos como a investigação em várias áreas que decorrem com grande regularidade na estação espacial internacional, onde as grandes potências mundiais buscam respostas a enigmas proporcionados pela nossa existência.

Recentemente, e com a autorização da NASA, o acesso a novos investidores particulares poderá vir a desencadear aquilo que já se encontra designado como os voos comerciais ao espaço ou turismo espacial que poderá ser permanente.

A busca incessante de respostas sobre vários campos da ciência e os desenvolvimentos constantes do padrão tecnológico está a proporcionar investimentos de milhões, capazes de criar condições para possíveis descobertas nunca antes alcançadas em solo terrestre e que poderão auxiliar-nos em muitas situações num futuro próximo, como por exemplo, no caso de potenciais tratamentos para patologias com espectro de mortalidade enorme.

O nosso planeta outrora livre da real e atual ameaça humana, claro que aqui não quero nem posso entrar em generalidades, até porque o todo não pode pagar pela parte, procura expandir à rede espacial novos lugares para poder habitar, sendo que as limitações para além da nossa atmosfera são bem conhecidas e condicionam uma normalidade que sempre conhecemos.

O foco na busca de novas soluções na área da saúde, será sempre uma das mais valias desta nova forma de entrar em órbita, pois na base da pirâmide deve estar sempre bem patente a vida humana, desde que, e de forma equilibrada esteja a relação com aquilo que nos rodeia, independentemente do lugar onde habitamos ou onde pretendemos explorar.

A ambição do Homem tem-nos vindo a demonstrar que as grandes oportunidades nas mãos erradas podem originar grandes complicações.

No entanto, haverão sempre algumas dúvidas existenciais, até porque a ambição do Homem tem-nos vindo a demonstrar que as grandes oportunidades nas mãos erradas podem originar grandes complicações com consequentes marcos históricos na cronologia da evolução da humanidade.

Agora uma coisa é certa, a dedicação imensurável de tantos profissionais das mais diversas áreas, ao longo de anos e anos de continua busca num terreno outrora desconhecido, tem dado provas das competências e qualidades que o ser humano pode alcançar se o espírito de união em torno de uma causa maior estiver presente.

O sonho e o profundo desejo de que a capacidade de investimento esteja ao alcance daqueles que olham para o planeta Terra com o objetivo de cuidar e potenciar a nossa existência com o demais Universo em contexto de uma homeostasia permanente.

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também