25.1 C
Guimarães
Sexta-feira, Julho 19, 2024

Serzedelo: novo ar do centro cívico favorece a Vila

Economia

A empreitada foi executada com um valor de 2.239.638,61€. E promoveu a requalificação da rua da Eirinha (EN310), da via de acesso à auto-estrada (A7) e da zona envolvente ao cemitério e capela do Senhor do Calvário.

Foi inaugurada na tarde do dia 10 de Junho, com uma vasta comitiva desde o presidente da Câmara, Domingos Bragança, ao presidente da mesa da Assembleia Municipal, José João Torrinha, presidente da junta, Cristiano Ferreira e vereadores – Sofia Ferreira, vereadora das Obras Municipais, já está de regresso depois de um período de convalescença – numa festa que envolveu crianças das escolas.

Nos investimentos que a Câmara Municipal está a fazer em Serzedelo, para além desta centralidade, o presidente da Câmara destacou a Ponte Romana, do Soeiro “um ícone identitário da vila”, o centro de saúde a precisar de uma requalificação.

José João Torrinha, Domingos Bragança e Cristiano Ferreira. © Direitos Reservados

E sublinhou que “o que fizermos, deveremos fazer bem feito”, salientando que a empreitada da requalificação do centro cívico “é uma obra de grande dimensão e bem conseguida, numa zona onde se situa entre um monumento nacional”, que é a igreja de Santa Cristina de Serzedelo, e que “vem dignificar toda a centralidade”, um “espaço identitário das nossas raízes do século XII para as pessoas de Serzedelo e para quem visita Serzedelo”.

Considerou que a localização da Vila de Serzedelo “é estratégica”, constituindo a beneficiação do acesso à auto-estrada, mais a nova rotunda, um acentuar da melhor mobilidade viária e a percepção de maior proximidade à cidade de Guimarães e ao Porto.

O presidente da junta de freguesia, Cristiano Ferreira, considerou a empreitada como “uma importante obra para a nossa Vila”, que agora tornou aquela centralidade “com um ar mais urbano, acessível e acolhedor”.

O autarca foi mais longe e defendeu até que a concretização deste projecto “é um marco significativo no desenvolvimento de Serzedelo, reflectindo o compromisso do Município de Guimarães em promover o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos cidadãos, tornando patente a preocupação da autarquia em tornar todo o território num local com as mesmas preocupações e dignidade do centro da cidade”.

A empreitada agora inaugurada vem requalificar o centro cívico da vila, na área a envolvente da igreja de Santa Cristina, edifício religioso classificado como Monumento Nacional, cuja envolvente mais próxima é classificada como Zona Especial de Protecção, e dignificar a envolvente da igreja e cemitério, através da requalificação de passeios, com materiais nobres, como o granito da região.

Foi também implementada uma Zona 30, na área confrontante entre a envolvente da igreja de Santa Cristina e o cemitério, que forçará a redução de velocidade automóvel, priorizando-se a segurança dos peões.

Na zona envolvente ao cemitério foi reperfilado o piso, mantidos alguns lugares de estacionamento automóvel e dignificado o espaço pedonal junto à escadaria da capela do Senhor do Calvário e sua envolvente. Foi ainda criado um espaço com árvores, de várias espécies, e acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada. A EN310, além de requalificada, beneficiando o acesso à autoestrada, viu ser instalada uma nova rotunda.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias