São Torcato: Romaria Grande tem Quim Barreiros no cartaz

Enquanto se procura na história quão importante foi a Romaria no passado, eis que a Irmandade dá um impulso para revigorar este evento popular e de fé.


A história da Romaria Grande de São Torcato e da sua grandiosidade enquanto manifestação de cultura, de fé, e tradição popular remonta há bastantes anos atrás.

Chegou a ser a maior Romaria do Minho no início do século XIX, com cartaz de atractividade muito ligado à fé no Santo Mártir, envolvendo gerações nesta crença e suscitando a atenção de gentes do mar da costa litoral portuguesa em redor da Póvoa de Varzim.

📸 GA!

A actual Mesa da Irmandade apostou em reviver a história da Romaria, pelos documentos, e neste ano pós-covid entendeu melhorar o cartaz, apostando em Quim Barreiros para fazer chegar ao povo a mensagem da festa em si mesma.

O programa da Romaria contempla o que a identifica como festa popular e acontecimento de fé ligada à religiosidade conseguida em torno de São Torcato.

📸 Município de Guimarães

Como festa principal da comunidade do Vale de São Torcato, como acentuou o vereador do Turismo, Paulo Silva, a verdade é que o Município procura enquadrar a Romaria numa oferta de turismo estruturada em que as tradições populares são base de preservação de memória e símbolo de uma comunidade mais rural e que se quer afirmar.

Os arraiais retornam, animados por danças folclóricas e com tocatas, as bandas de música regressam ao cartaz. E, por fim, Quim Barreiros tornou-se na figura capaz de colocar a festa de São Torcato no mapa das mais tradicionais e populares do Minho.

📸 Direitos Reservados

Um esforço que os apoios da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia permitem, de modo a fazer com 2022 seja o ano marcante de um retorno a um passado glorioso.

Também o festival do Bolo com Sardinhas, inspirado no passado, pretende ser um óptimo aperitivo para a Romaria Grande que tem na sua procissão um número arrebatador e bastante participado.

Em São Torcato, a Romaria volta a ser vivida até à meia-noite de Domingo como sempre foi habitual com grupos musicais a animar a presença de populares enquanto se dá por finalizada a festa com a sessão final de fogo de artifício.

📸 GA!

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também