14.5 C
Guimarães
Terça-feira, Julho 16, 2024

São Torcato: Feira da Terra é a festa que se segue

Economia

É uma festa peculiar que liga o labor na terra com a acção social, nascida há 28 anos, com o impulso da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL) cujo âmbito de acção se alargou para além de São Torcato.

A Feira da Terra começa, amanhã, Quinta-feira, no seu palco de sempre: o terreiro de São Torcato, o local de eleição da Romaria Grande, dos festivais folclóricos e de outras manifestações.

PUB

E vai perdurar até Domingo, com um programa que segue a sua linha tradicional, de montra do artesanato, dos produtos agrícolas, da gastronomia, de animação. Também é palco para actividades culturais com as escolas, exibição de artistas populares, de tradições.

Apesar dos seus 28 anos de existência, a Feira da Terra tem ainda um potencial de crescimento e desenvolvimento, que pode aprimorar naquelas áreas, até em função dos tempos actuais.

Na feira de produtos da terra, de artesanato, há 75 expositores inscritos que vão exibir uma vasta gama de produtos agrícolas, hortícolas, vinho verde da região e artesanais que primam pela sua qualidade. 

O espaço da restauração contempla seis restaurantes, onde os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de experiências gastronómicas, baseadas nos sabores autênticos da região.

No terreiro de São Torcato, há cinco exposições permanentes que enriquecerão, ainda mais, a atmosfera do evento, nomeadamente: a exposição relativa aos 30 anos da ADCL, que mostra o vasto e impactante trabalho da entidade ao longo de três décadas em prol da comunidade e das pessoas em situação de vulnerabilidade social; a exposição de animais de raças autóctones, cuja presença irá cativar os olhares e os corações dos visitantes; duas exposições distintas sobre as plantas invasoras, que visam sensibilizar para os riscos das mesmas; e, para os entusiastas da história sobre duas rodas, uma exposição de bicicletas antigas (Pasteleiras), que evoca memórias de uma era nostálgica e repleta de charme.

Estas exposições acrescentam um toque de autenticidade e preservação do património cultural, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de mergulhar nas tradições e nas curiosidades do passado.

A cultura popular, as tradições e a demonstração das artes e ofícios locais e regionais, estarão, pois, em evidência, no icónico terreiro de São Torcato.

A Feira da Terra, um evento de entrada livre, é um dos acontecimentos mais emblemáticos e acarinhados em São Torcato e no concelho de Guimarães, como se pode constatar pelo seu histórico de edições, bem como pelo número considerável de expositores e visitantes que atrai todos os anos, provando o seu encanto inigualável.

A ADCL conta com o apoio de diversas entidades, incluindo o Município de Guimarães, para a concretização deste acontecimento.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias