14.5 C
Guimarães
Terça-feira, Julho 16, 2024

São João de Covas: festa popular com mais de 75 anos de história

Economia

São quatro dias de animação e é a festa mais popular da freguesia de Polvoreira. É um evento tradicional que conta com mais de 75 anos de história, sendo uma das festas populares mais aguardadas pelos habitantes da região.

“Este ano, o programa foi pensado para proporcionar momentos de alegria e diversão para todos” – salienta um comunicado da Arcov, colectividade que organiza o evento.

PUB

A festa começa no dia 21, Sexta-Feira, pelas 19h00, com o desfile e actuação, pelas principais artérias de Covas, dos Zés P’reiras de São Faustino. A noite popular será animada pelo grupo de concertinas e cantorias Amigos de Guimarães, depois das 21h00.

O torneio de chincalhão anima a tarde de Sábado e a noite será dedicada à música popular portuguesa, com a actuação do grupo musical de tributo a José Pinhel. A música continua com a dupla de DJ’s Cromos da Noite.

A grande noite de São João, no dia 23 vai ter um Toque Social de animação com sons de música brasileira e os Siga a Farra com a música popular portuguesa.

Os momentos religiosos, como a procissão e missa realizam-se na Segunda-feira, de manhã, pelas 10h30. O cortejo etnográfico de folclore com os ranchos de São Miguel, de Creixomil, de São Torcato e o grupo de Silvares. Uma sessão de fogo de artifício encerra este São João de Guimarães.

A organização revela que o São João de Covas “pretende preservar a tradição e a cultura local, proporcionando momentos de convívio e animação para todas as famílias e para todas as idades, onde todos são bem-vindos”.

Destaca a grande variedade de iniciativas, concertos, danças populares, animação de rua, jogos tradicionais, actos religiosos e muito mais. E oferece os sabores da gastronomia local, nomeadamente, a sardinha assada, o churrasco variado, as pataniscas, os bolinhos de bacalhau, o caldo verde e o bom vinho da região.

PUB

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias