15.1 C
Guimarães
Segunda-feira, Julho 15, 2024

Projecto NORISK: prepara técnicos para análise de riscos e gestão de infraestruturas

Economia

Decorreu ontem, no auditório nobre da Universidade do Minho – polo Azurém, o workshop do projecto Erasmus+ Design Measures – NORISK, que pretende reflectir sobre a importância da Avaliação de Risco e Gestão de Infraestruturas Civis.

Este projecto visa preparar uma nova geração de técnicos com formação multidisciplinar em análise de riscos e gestão de infraestruturas. Destaque para a apresentação do conteúdo do mestrado europeu em Avaliação e Gestão de Riscos de Infraestruturas Civis, coordenado pela Universidade do Minho, em conjunto com Universidade de Pádua (Itália), La Rochelle (França) e Politécnica da Catalunha (Espanha), e se encontra em acreditação.

📸 Direitos Reservados

A sessão da abertura contou com a presença da vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Guimarães, Ana Berkeley Cotter, a vice-reitora da Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares, o director do departamento de Engenharia Civil, Rui Ramos, e o coordenador do NORISK, José Campos e Matos.

Ana Cotter, considera a infraestrutura civil como “essencial para o funcionamento da sociedade” dada a sua abrangência de fornecimento de serviços essenciais, como transportes, água, energia, comunicação, entre outros. A vereadora afirma que um mestrado em Avaliação de Riscos e Gestão de Infraestruturas Civis “capacita os futuros especialistas para a realização de avaliações mais abrangentes e para o desenvolvimento de estratégias eficazes de gestão de riscos”.

Referindo-se a Guimarães, a autarca destacou as políticas e investimentos que são percepcionados como garantia de um futuro mais seguro e sustentável. Um dos muitos exemplos são as Bacias de Retenção, na parte baixa da cidade. Um trabalho de adaptação às alterações climáticas que permitiu pôr cobro às frequentes cheias que assolam o território. Outro exemplo é a criação do plano de Segurança Contra Incêndios para o Centro Histórico de Guimarães – Património Mundial da UNESCO.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias