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Quarta-feira, Novembro 13, 2024

Mobilidade: um teste ao uso do carro no Centro Urbano

Economia

O Município testa o impacto da mobilidade na requalificação que pretende fazer na alameda de São Dâmaso (norte), largo do Toural (nascente), rua de Santo António e avenida D. João IV, com incidência na mobilidade viária.

Decorre este fim-de-semana, de Quinta-feira a Domingo, os melhores dias para avaliar o impacto destas mudanças na circulação viária do qual resultarão indicadores para que se adoptem soluções de transformação naquelas artérias, onde se pretende incluir mais espaço para os peões.

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O Município procura uma alteração tranquila do uso daquelas artérias, onde continuará a coexistência, lado a lado, entre carro e cidadão, como acontecerá na requalificação da avenida D. João IV.

Já no coração da cidade, onde se implementarão alterações temporárias do trânsito incluindo a proibição de circulação em várias ruas centrais e a inversão de sentidos em algumas vias estratégicas, o teste com soluções diversas, dirá que o automóvel continua a ser um privilegiado, pela sua presença constante, por hábitos de décadas que não foram corrigidos.

“O acesso será, no entanto, garantido para residentes, transportes públicos e serviços essenciais, minimizando os impactos para quem precisa de circular na área” – salienta uma informação da Câmara Municipal de Guimarães.

© Direitos Reservados

A Câmara volta a lembrar que estas acções se inserem “no compromisso político do Município com o desenvolvimento sustentável e a mobilidade urbana”. E ao promover a qualificação e regeneração de áreas centrais, o Município dá um passo decisivo para tornar “Guimarães mais inovadora, verde e acessível, seguindo as melhores práticas já adoptadas por outras cidades europeias de referência”.

A avaliação do impacto no tráfego é um teste à mobilidade que permitirá analisar como diferentes cenários influenciam o fluxo de tráfego, identificando eventuais pontos de congestionamento e ajustando as intervenções conforme necessário. E mais um passo para a decisão política de dar nova vida ao centro urbano onde o automóvel é mais que um intruso, passando a ser um entrave a uma cidade viva, comercialmente activa, renovada e com coração novo.

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