A Biblioteca Nuno Portas da Escola de Arquitectura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD), no campus de Azurém, acolhe até 19 de Maio (Segunda-feira) uma exposição bibliográfica dedicada à vida e obra de Álvaro Siza Vieira, um dos mais consagrados arquitectos contemporâneos.
A mostra tem entrada livre para o público, é promovida pelos Serviços de Documentação e Bibliotecas da UMinho e apresenta algumas dezenas de livros com desenhos, maquetes, esboços e projectos do autor, a par de uma selecção de fotos dos seus edifícios mais icónicos. A ‘Casa de Chá da Boa Nova’ (Matosinhos), o ‘Bairro Reabilitado de Kreuzberg em Berlim’ (Alemanha), o ‘Centro Galego de Arte Contemporânea’ (Espanha) e a ‘Fundação Iberê Camargo’ (Brasil) estão entre os seus principais trabalhos.
Nascido em Matosinhos há 91 anos, Álvaro Siza Vieira venceu o ‘Prémio Pritzker’ (1992), a ‘UIA Gold Medal’ (2011) e o ‘Leão de Ouro da Bienal de Veneza’ (2012), entre outros. A sua arquitectura é conhecida pela abordagem sensível ao contexto e à paisagem, valorizando a simplicidade formal, o cuidado com a luz natural e a continuidade com a tradição moderna europeia, tendo influências como Alvar Aalto e Le Corbusier.

Entre 1949 e 1955, Álvaro Siza Vieira estudou na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. © Direitos Reservados
“É necessário encontrar o equilíbrio certo entre o controlo da experiência espacial e uma liberdade para permitir que as coisas aconteçam”, definiu Siza Vieira, que tem os seus arquivos à guarda da Fundação de Serralves, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Canadiano de Arquitetura.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.