15.2 C
Guimarães
Sábado, Julho 13, 2024

Ministro da Administração Interna: visita Penha no 100° aniversário da estância turística

Economia

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visita, no próximo Domingo, a Penha, a convite da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, no âmbito do programa do centésimo aniversário da classificação da Penha como estância turística.

O programa do aniversário inclui uma exposição de meios da Protecção Civil, uma apresentação do plano de requalificação e de preservação desenvolvido pela Irmandade da Penha, visita aos jardins históricos do Parque da Penha (The Grove Houses), ao santuário e a diversos outros locais, assim como o descerramento de uma placa comemorativa. A exposição de meios da Protecção Civil, com a participação das diversas entidades distritais e sub-regionais, estará patente ao público, das 10h00 às 16h00, nas imediações do Hotel da Penha.

Recorde-se que a implementação de um plano de requalificação, iniciado em 1998, e o permanente trabalho de preservação, tem permitido que a estância turística da Penha seja hoje considerada um exemplo no que às boas práticas de prevenção de incêndios diz respeito.

A classificação da Penha como estância turística, que agora completa 100 anos, foi concretizada através do Decreto nº 8894, de 05 de Junho de 1923, subscrito pelo então Ministro João Vaz Guedes.

A Penha é igualmente um testemunho da evolução da arquitectura e do urbanismo no norte de Portugal – desde os jardins românticos do final do séc. XIX até às cuidadas intervenções já realizadas na primeira década do século XXI – onde se destacam nomes de referência como José Luís de Pina, autor do primeiro plano urbanístico da Penha, Marques da Silva, Carlos Prata e Noé Diniz.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias