14.5 C
Guimarães
Terça-feira, Julho 16, 2024

São Pedro: festa promovida pela Irmandade decorre de 27 a 30 de Junho

Economia

A Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro, sediada na Basílica de São Pedro, no largo do Toural, promove, de 27 a 30 de Junho, a festa de São Pedro com um programa que inclui uma conferência, um concerto de música sacra, a visita aos espaços da Basílica, a actuação do grupo ‘Jograis do Paço’, um workshop e celebrações litúrgicas.

“Procuramos assinalar o São Pedro com um programa de actividades diversificado e aberto a toda a comunidade, num espírito de igreja e Basílica aberta, acolhedora e inclusiva, sinodal e samaritana”, explica o padre José Silvino, juíz da Irmandade e Capelão da Basílica de São Pedro.

PUB

As actividades iniciam-se no dia 27 de Junho, Quinta-feira (21h00), na Sociedade Martins Sarmento, com uma conferência subordinada ao tema ‘Arte da Superação: Eu sou aquele que sou!’ em que os participantes serão convidados a analisar a relevância do factor espiritual e familiar no contexto da superação individual e inspiração criativa na arte e no desporto.

A conferência contará com a participação de Henrique Sereno (ex-futebolista profissional e dirigente desportivo), Steven Vitória (futebolista profissional) e Maria João Soares (The Voice Portugal), sendo moderada por Tiago Oliveira (Casa do Pessoal da ULS do Alto Ave). A iniciativa contará com animação musical de dois músicos ucranianos Oleksandra Stepanska e Andriy Stepanskyy (piano e violino) e de Maria João Soares.

No dia seguinte, 28 de Junho (Sexta-feira), entre as 09h00 e as 10h00, haverá um momento de adoração e reconciliação, seguindo-se a celebração da eucaristia e um workshop subordinado ao tema ‘A beleza com fé’ (com a participação de Isabel Caneja Amorim). Pelas 21h30, na Basílica de São Pedro, realiza-se o concerto de música sacra ‘Tu és Pedro’ com a participação do grupo Ensemble Cant’Arte.

Para o dia de São Pedro, 29 de Junho (Sábado), às 10h00, está agendada uma eucaristia solene presidida pelo Cónego José Paulo Abreu, Deão da Sé Primacial, com a participação do Orfeão de Guimarães. Da parte da tarde, a partir das 15h00, será apresentado o projecto ‘Hereditas’, permanecendo a Basílica de São Pedro aberta para visitas e para a actuação do grupo ‘Jograis do Paço’.

As festividades encerram no dia 30 de Junho (Domingo), pelas 11h00, com o cortejo litúrgico ‘Faz-te ao Largo’ seguido de eucaristia votiva do padroeiro.

Os órgãos sociais da Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro têm em curso diversos projectos, apontando como prioridade a reabilitação da torre e a iluminação exterior da Basílica de São Pedro, a substituição do sistema eléctrico, a melhoraria do sistema sonoro, a preservação de madeiras, a resolução de problemas de humidade e o restauro dos altares, entre outros.

“Guimarães precisa da Basílica de São Pedro e a Basílica precisa de Guimarães.”

“A intervenção principal está dependente da remoção da máquina antiga do relógio da torre que é propriedade do Município de Guimarães. Após sucessivas promessas, a autarquia comprometeu-se, no dia 29 de Junho de 2023, solucionar o assunto até ao final de Dezembro de 2023. Como tal não aconteceu, vamos estudar alternativas, pois não podemos estar eternamente à espera nem hipotecar todos os projectos por causa de uma promessa não cumprida”, afirma o padre José Silvino, juíz da Irmandade e Capelão da Basílica de São Pedro, salientando que “a igreja edifício e a igreja povo fazem parte da cultura da cidade. Guimarães precisa da Basílica de São Pedro e a Basílica precisa de Guimarães, não podendo viver de costas voltadas”.

O juíz da Irmandade e Capelão da Basílica de São Pedro recorda que são também necessárias “uma intervenção nos telhados, sobretudo da nave central, e a iluminação exterior da Basílica de São Pedro que, como se sabe, está integrada numa das principais praças de Guimarães mas não tem uma iluminação compatível com a importância da Basílica e do espaço envolvente, classificado como Património Mundial pela Unesco”

Fundada em 1616, a Irmandade do Príncipe dos Apóstolos São Pedro tem sede na Basílica de São Pedro, largo do Toural, Guimarães, a primeira igreja da Arquidiocese de Braga a receber a distinção de Basílica, um estatuto conferido por Bento XIV em 1751.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias