Em prol dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e multi-deficiência, a nova campanha do Pirilampo Mágico arranca a 1 de Junho (Domingo), com centenas de profissionais, voluntários e pessoas apoiadas pelas 84 organizações aderentes participarão, de Norte a Sul do país, envolvidas em actividades de sensibilização e de apelo à solidariedade dos portugueses para com a causa da inclusão.
Durante a campanha nacional, a Fenacerci – Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social espera vender mais de meio milhão de exemplares do icónico boneco, que este ano terá o valor de 2,50€.
Como habitualmente, as receitas revertem a favor das cooperativas de solidariedade social (Cerci) e de outras organizações que, por todo o país, prestam serviços de apoio a milhares de crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e multi-deficiência e suas famílias.
Uma das particularidades do Pirilampo Mágico é “esconder” a sua cor, em cada ano, até ao momento da revelação, que acontece na cerimónia de abertura da campanha. O suspense entusiasma os fãs, que enchem as redes sociais com os habituais palpites.

A decorrer desde 1987, a Campanha Pirilampo Mágico (CPM) é uma organização conjunta da Fenacerci, da Antena 1 e da RTP. Uma parceria que une estas instituições desde o primeiro momento, com o Pirilampo Mágico a marcar presença nos programas da Antena 1 e RTP como forma de sensibilização para uma das causas mais nobres de solidariedade do nosso país.
Igualmente fundamental para o sucesso da CPM é o envolvimento dos seus parceiros estratégicos. Uma vez mais, o Banco Montepio, o Pingo Doce e os CTT juntam-se a esta causa e apoiam a Fenacerci no seu objectivo de levar a luz transformadora do Pirilampo Mágico a todo o país, incluindo as regiões autónomas.
Através da rede nacional de balcões do Banco Montepio, das lojas CTT e presente em todas as caixas Pingo Doce, o Pirilampo Mágico consegue chegar ainda mais longe.
Além destes locais, o Pirilampo Mágico pode ser encontrado nas escolas, em bancas de rua, estabelecimentos autorizados e em acções de animação dinamizadas pelas organizações aderentes, em cada comunidade.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.