18.4 C
Guimarães
Quinta-feira, Junho 20, 2024

Nota de pesar: faleceu o antigo presidente da Fundação Cidade de Guimarães

Economia

João Bonifácio Serra nasceu nas Caldas da Rainha, em 22 de Abril de 1949, tendo falecido esta Quarta-feira, dia 19 de Abril, em vésperas de completar 74 anos de idade. Licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1974.

João Serra teve um papel fundamental na organização e programação de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, tendo desempenhado funções na Fundação Cidade de Guimarães (FCG) como vogal executivo do Conselho de Administração, entre 2009 e 2011, e como seu presidente e programador da Área do Conhecimento, entre 2011 e 2013. Foi esse trabalho em prol de Guimarães e da Cultura que foi reconhecido, a 24 de Junho de 2013, quando lhe foi atribuída a Medalha da Cidade em Ouro pela forma determinada que fez dele um dos rostos principais de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.

O antigo presidente da FCG teve uma longa carreira docente no ensino secundário e superior. Foi professor em Caldas da Rainha, Castelo Branco, Leiria e Lisboa. Foi membro da primeira comissão instaladora da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, tendo participado na criação dos cursos de mestrado em Gestão Cultural, de que foi coordenador, e da licenciatura em Programação e Produção Cultural. Foi ainda professor coordenador do Politécnico de Leiria, e participou em vários projectos de planeamento e intervenção cultural em municípios como Leiria, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Torres Vedras e Peniche.

Entre 1996 e 2006, João Serra foi consultor, assessor e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Jorge Sampaio, tendo recebido diversas condecorações estrangeiras e portuguesas, destacando-se os títulos de Grã-Cruz da Ordem de Cristo e Grande Oficial da Ordem da Liberdade. Desde 2011 que é membro do Conselho Nacional das Ordens Honoríficas Nacionais.

Recentemente, João Serra tinha assumido um papel de coordenação da candidatura de Leiria a capital europeia da cultura no âmbito da ‘Rede de Cultura 2027’.

📸 GA!

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias