14.9 C
Guimarães
Sábado, Abril 20, 2024

Humanamente: apela à comemoração do Dia Internacional contra LGBTfobia

Economia

A Humanamente apela à Câmara Municipal para comemoração do Dia Internacional da Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.

Diogo Barros, porta-voz da Humanamente, enviou na manhã de Sexta-feira, em nome do movimento e da comissão organizadora da marcha LGBTQIAP+ de Guimarães, um apelo formal ao Município para que o mesmo sinalize o dia, sugerindo o hasteamento da bandeira LGBTQIAP+ em algum edifício camarário, preferencialmente nos Paços do Concelho.

Para a associação, “em Guimarães, o poder local faz deste tema um não assunto, no entanto, são necessárias políticas de inclusão e de protecção”.

Diogo Barros lembra que, “nos últimos anos, um número crescente de entidades públicas e privadas tem-se associado simbolicamente à celebração desta data, sinalizando publicamente o seu compromisso para com uma sociedade mais justa, inclusiva e diversa”. Este ano, a Humanamente desafia mais entidades e estruturas para que “tornem visível este seu compromisso, através de acções como hastear bandeiras, iluminar fachadas de edifícios, ou comunicarem digitalmente, por exemplo”.

No apelo enviado ao presidente da Câmara é referido que, “face à LGBTfobia presente ainda na sociedade civil, urge a importância do poder local assumir uma posição contra a LGBTfobia porque não pode haver neutralidade perante a violação dos direitos humanos”. A associação mencionou, ainda, que gostaria que “se repudiasse as ações LGBTfóbicas presentes” e, com essa acção, “promover-se como uma zona de liberdade para a comunidade LGBTQIAP+, através de políticas públicas, promotoras de direitos e da sua valorização como um espaço de protecção contra as violações dos nossos direitos e estar-se presente no mapa da representatividade”.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias