39 C
Guimarães
Terça-feira, Julho 23, 2024

Centenário de Santos Simões: apresentação da comemoração no Sábado

Economia

Guimarães prepara-se para homenagear Joaquim dos Santos Simões, um dos nomes mais importantes da cultura, política e sociedade portuguesa. A tomada de posse da comissão organizadora da comemoração do Centenário do Nascimento de Joaquim dos Santos Simões será apresentada publicamente no próximo Sábado, 11 de Março, às 11h00, na blackbox do CIAJG.

Professor emérito, intelectual humanista, símbolo da resistência ao fascismo e defensor de ideias de liberdade e justiça, Joaquim dos Santos Simões dedicou a vida ao bem comum, promovendo a igualdade entre os cidadãos e lutando pela conquista de liberdades cívicas e políticas. Assinalando-se a 12 de Agosto de 2023 o Centenário do seu nascimento, a Câmara Municipal de Guimarães pretende promover um conjunto de manifestações que celebrem a vida e legado deste cidadão, professor e intelectual que marcou a sociedade vimaranense.

Foram convidadas a família de Santos Simões, as entidades às quais se dedicou e as individualidades que com ele mais de perto contactaram para integrar a comissão organizadora, composta por diversas outras entidades e individualidades, tais como a Universidade do Minho, a Sociedade Martins Sarmento, a Biblioteca Municipal Raul Brandão, a Associação de Estudantes da Universidade de Coimbra, a Casa Família Oliveira Guimarães, Cercigui, Cineclube de Guimarães, entre outras.

A comissão organizadora trabalhará para preparar um conjunto de iniciativas culturais e educativas que permitam conhecer e homenagear a vida e obra deste ícone da cultura, política e sociedade portuguesa, que deixou um legado que merece ser recordado e valorizado.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias