11.1 C
Guimarães
Terça-feira, Fevereiro 7, 2023

Braga: Sociedade civil celebra Dia Internacional Contra a Corrupção

Economia

As comemorações nacionais do Dia Internacional Contra a Corrupção, que se celebra mundialmente a 9 de Dezembro, terão lugar em Braga, na manhã de Sexta-feira.


O evento decorrerá no pequeno auditório do Altice Forum Braga, e é dinamizado por uma comissão organizadora de instituições da sociedade civil – Associação Sindical dos Profissionais da Inspecção Tributária e Aduaneira, Frente Cívica e Transparência Internacional Portugal -, com o apoio do Município de Braga.

A sessão de abertura das comemorações será presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e pelo presidente da Frente Cívica, Paulo de Morais. Seguem-se dois painéis de discussão, sobre a eficácia da Justiça no combate à corrupção e sobre integridade política.

Contará com intervenções da procuradora-geral adjunta Ana Carla Almeida, que até recentemente coordenou as investigações de fraude e corrupção no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, o antigo inspector da Polícia Judiciária Teófilo Santiago, que liderou a investigação de alguns dos mais relevantes processos de crime económico e financeiro em Portugal, o inspector tributário Paulo Silva, com experiência na investigação de vários dos maiores processos de criminalidade económica dos últimos anos, o presidente da APIT, Nuno Barroso e o investigador e presidente fundador da Transparência Internacional Portugal, Luís de Sousa.

“A promessa do desenvolvimento económico e social continua a ser-nos roubada todos os dias pela corrupção”.

«Reunimos um conjunto de oradores com uma experiência de terreno incomparável no combate à corrupção em Portugal. É com eles que queremos discutir os obstáculos que continuam a existir para o sucesso desta causa de urgente interesse público, e é com eles que queremos discutir o que precisa de mudar neste país para que os portugueses possam ter uma vida digna, num país desenvolvido. A promessa do desenvolvimento económico e social continua a ser-nos roubada todos os dias pela corrupção», reflectiu o presidente da Frente Cívica, Paulo de Morais.

O Dia Internacional Contra a Corrupção celebra a aprovação da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, em 2003. As comemorações nacionais decorrem das 9h30 às 13h00. A entrada é livre.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias