32.3 C
Guimarães
Quarta-feira, Julho 24, 2024

Bombeiros de Guimarães: celebram 146 anos

Economia

O dia de festa dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, que comemoram este Domingo, 19 de Março, o seu 146º aniversário, começou com o hastear das bandeiras no quartel da instituição, a que se seguiu um desfile dos efectivos e de viaturas em direcção à Igreja de São Francisco, onde se celebrou uma missa em sufrágio pelos bombeiros e sócios falecidos.

📸 Direitos Reservados

Após a condecoração de vários elementos da corporação e de antigos presidentes da instituição, as intervenções protocolares tiveram como tónica a afirmação de que os bombeiros são o principal eixo da Protecção Civil e de que é preciso incentivar o voluntariado, melhorar as infraestruturas e aumentar o apoio económico. A cerimónia contou, além de outras individualidades, com a presença do presidente da ANEPC e das presidentes da Liga dos Bombeiros Portugueses e Federação de Bombeiros do distrito de Braga.

📸 Direitos Reservados

“Estamos muito gratos aos nossos bombeiros. Não perdemos a nossa memória e sabemos que eles estiveram sempre presentes.”

O presidente da Câmara, agradeceu a todos os bombeiros e a todos os corpos sociais que, durante toda a história da instituição, têm vindo a proteger as vidas e bens dos vimaranenses, e elogiou as qualidades de disponibilidade, competência e generosidade do comandante Bento Marques, cumprimento extensível a toda à corporação. Em seguida, referiu as qualidades de dedicação e competência de João Pedro Castro, presidente da direcção dos Bombeiros de Guimarães, e manifestou apreço para com os bombeiros condecorados. “Estamos muito gratos aos nossos bombeiros. Não perdemos a nossa memória e sabemos que eles estiveram sempre presentes”, disse Domingos Bragança.

O autarca, após lembrar o labor dos bombeiros durante a pandemia de covid-19, prometeu estar atento às necessidades da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães. Corroborou o que, momentos antes, dissera o presidente da Associação Nacional de Emergência e Protecção Civil, Duarte Costa, quando apontou a necessidade de corporações mais apoiadas e com mais e melhor formação, chegando a falar em “Estudos Superiores de Bombeiro” ou “Academia de Bombeiros”. Domingos Bragança prometeu ainda rever o quadro de incentivos municipais aos bombeiros e apoiar a reabilitação das piscinas, que pretende ver, em 2024, de novo em funcionamento.

📸 Direitos Reservados

O presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, agradeceu a todos os bombeiros, associados, órgãos de comando, corpos sociais e vimaranenses por tudo o que fazem em prol da instituição, num dia de festa que também homenageou o passado. “Quando analisamos o nosso presente, é para nós um orgulho saber que os bombeiros são considerados e valorizados pelos portugueses”, referiu. João Pedro Castro agradeceu a Domingos Bragança todo o apoio que o Município de Guimarães presta aos seus bombeiros, e elogiou o comandante Bento Marques pelas suas qualidades e pela lealdade e sentido de responsabilidade.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias