15.1 C
Guimarães
Segunda-feira, Julho 15, 2024

ASMAV: organiza marcha para assinalar Implantação da República

Economia

A Associação Artística Vimaranense está a promover uma Marcha pelas ruas da cidade, dia 4 de Outubro pelas 23h00, invocando a República, a Liberdade e a Democracia.


A marcha terá início junto à Associação Artística – ASMAV, seguindo pela rua Gil Vicente, terá uma paragem na casa de Eduardo de Almeida, seguirá para o Toural, entrará no Centro Histórico pela Porta da Vila, parará na casa de Mariano Felgueiras, atravessará a praça da Oliveira e a rua de Santa Maria e terminará, com discursos e música, no largo Cónego José Maria Gomes, em frente à Câmara Municipal de Guimarães, previsivelmente pelas 00h30 de 5 de Outubro (Quarta-feira).

Todos os anos, a Associação Artística Vimaranense celebra a implantação da República em Portugal, a 5 de Outubro de 1910, organizando uma marcha pelas ruas da cidade. As comemorações habituais foram apenas interrompidas em 2020 e 2021, devido à pandemia da covid-19.

O propósito desta iniciativa é, segundo a organização, “rememorar e reforçar o nosso compromisso com as forças históricas, culturais e políticas de uma República de mulheres e homens iguais, livres e comprometidos com a justiça social”.

Em comunicado, a Associação Artística Vimaranense convida os cidadãos a participarem porque “marchar em nome da Liberdade e da Igualdade nunca cansa”.

A Marcha Republicana contará com a presença da Banda de Moreira de Cónegos, Os Musiké, grupos de teatro cidadão (GRUTENE – Grupo Teatro de Ensaio de Nespereira) e “muitos cidadãos anónimos, mas livres”.

📸 ASMAV

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias