Prémio: projecto que promove bem-estar e saúde mental foi distinguido

A Redes Energéticas Nacional (REN) instituiu o Prémio AGIR como forma de envolvimento com a comunidade e a inovação social.


O CoAction Against Covid-19, projecto implementado com a parceria entre o Município de Guimarães e Associação de Psicologia e Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, mereceu a distinção da REN que desde 2014 atribuiu prémios que apoiam projectos de inovação social e marcam o envolvimento da empresa com a comunidade.

O projecto criado para promover o bem-estar e a saúde mental das crianças, CoAction Against Covid-19 foi seleccionado e obteve o 2º lugar entre três premiados, um de Leiria e outro de Aveiro.

A REN encarregou a Stone Soup de monitorizar cada projecto apoiado, ao mesmo tempo que avalia o seu impacto social. O CoAction Against Covid-19 foi premiado com 15 mil euros.

© REN

O projecto que a Câmara Municipal de Guimarães, desenvolve em parceria com a Associação de Psicologia da Universidade do Minho e o Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, está focalizado nas crianças entre três e 10 anos residentes em Guimarães e abrange um universo de cerca de seis mil crianças.

Tendo iniciado em tempos de pandemia, o CoAction Against Covid-19 tem em curso uma segunda edição. Através do preenchimento de questionários, as crianças são identificadas e avaliadas para receberem apoio psicológico.

A intervenção é especializada, gratuita e individualizada, sendo assegurada por psicólogos da Associação de Psicologia da Universidade do Minho, e tem a duração de cerca de dois meses, podendo ser prolongada em caso de necessidade.

📸 REN

Desde Fevereiro, de 2021, que 1098 crianças foram rastreadas, tendo sido detectadas 220 com sinais indicativos de problemas de saúde mental. Mais recentemente, ao longo do ano lectivo 2021/2022 o CoAction Against Covid-19 pretende chegar a crianças e famílias em situações de maior vulnerabilidade social. 

Os 15 mil euros, do prémio AGIR vão servir para reforçar os recursos humanos e materiais fundamentais para a execução do projecto. 

“Uma resposta comunitária pioneira em Portugal que previne e mitiga os problemas de saúde mental infantil”.

Marlene Sousa, responsável pela estrutura que implementa este projecto, declara que este prémio “é fundamental para que possamos disponibilizar, por mais um ano lectivo, uma resposta comunitária pioneira em Portugal que previne e mitiga os problemas de saúde mental infantil originados ou exacerbados pela pandemia covid-19, contribuindo para o bem-estar e resiliência de crianças e respectivas famílias a curto e a longo prazo”.

📸 Município de Guimarães

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também