21.2 C
Guimarães
Terça-feira, Julho 16, 2024

Prémio: Hospital distinguido pela sua investigação clínica

O HSOG tem o seu centro académico em clara expansão e ganhou já o reconhecimento na investigação clínica.


O Centro Académico do Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães foi premiado pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) no âmbito do concurso de Projectos de Capacitação dos Centros de Investigação Clínica, em 2021. 

O projecto submetido prevê a instalação de um hospital de dia dedicado à investigação clínica, pretendendo por um lado promover a melhoria da eficácia e da standardização de procedimentos no âmbito dos diferentes protocolos de investigação em curso, e por outro, proporcionar um ambiente seguro e de conforto para os utentes envolvidos nestes protocolos. 

A estrutura permitirá também capacitar o Centro Académico para a realização de ensaios clínicos em fases mais precoces, o que o torna mais competitivo e atractivo para estudos nacionais e internacionais. 

O Centro Académico e de Formação do Hospital de Guimarães, tem aumentado progressivamente a sua actividade nesta área, conduzindo cerca de 135 ensaios clínicos em diferentes áreas, contribuindo para o avanço do conhecimento e das opções terapêuticas existentes. 

Esta é uma das apostas do conselho de administração, que cedo compreendeu a mais valia da promoção desta actividade junto dos profissionais de saúde, estimulando a aquisição de competências e a progressão académica como forma de promover uma contínua melhoria da prestação de cuidados baseada nas melhores práticas e na mais recente evidência clínica. 

Nos últimos três anos, o Hospital de Guimarães registou um conjunto de significativos avanços neste domínio:  

  1. Os estudos de iniciativa do investigador (partindo de projectos dos próprios profissionais de saúde) aumentaram 20%.
  2. Os ensaios clínicos cresceram cerca de 137%.
  3. O número de profissionais de saúde envolvidos em projectos de investigação clínica aumentou 134% (contando agora com 145 elementos de diferentes grupos profissionais).

Igualmente passou a integrar a Rede Portuguesa de Infraestruturas para a Investigação Clínica (PtCRIN) em 2021. 

A parceria nuclear que tem desenvolvido com a PtCRIN e a AICIB, bem como a ligação fundamental com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e o seu instituto para a Investigação em Ciências da Vida e da Saúde, têm sido importantes para o crescimento da dimensão académica do Hospital Senhora da Oliveira, e um exemplo de como é possível aliar à prática clínica a inovação, ensino e investigação, na busca de mais conhecimento para benefício dos utentes e motivação contínua dos profissionais de saúde. 

O prémio agora atribuído, foi entregue, hoje, 9 de Novembro, no auditório do Infarmed em Lisboa, onde estiveram presentes diferentes representantes das instituições promotoras e do Governo.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também