14.8 C
Guimarães
Quinta-feira, Abril 25, 2024

HSOG: Centro de Referência de Doenças Lisossomais reconhecido a nível nacional e internacional

Economia

O Centro de Referência de Doenças Lisossomais de Sobrecarga do Hospital de Guimarães é o maior centro de referência nacional nesta área, possuindo uma ampla equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, que acompanha mais de 300 doentes com estas patologias raras, com especial destaque para a doença de fabry.

Na região de Guimarães está documentado um efeito fundador desta doença, o que torna o Hospital da Senhora da Oliveira um dos maiores centros de referência da Europa na área.

Olga Azevedo, coordenadora do Centro de Referência de Doenças Lisossomais de Sobrecarga do HSOG, foi recentemente eleita, por unanimidade, presidente da Comissão Coordenadora de Tratamento de Doenças Lisossomais de Sobrecarga em Portugal.

Este centro é membro da Rede Europeia de Referenciação de Doenças Hereditárias do Metabolismo (MetabERN), prestando cuidados de saúde de excelência aos doentes com doenças lisossomais de sobrecarga e desenvolvendo investigação com impacto internacional nesta área.

A Comissão Coordenadora de Tratamento de Doenças Lisossomais de Sobrecarga é a comissão responsável pela avaliação dos pedidos de tratamento de doenças lisossomais, e também pela monitorização de todos os doentes sob tratamento específico de doenças lisossomais em Portugal.

Entre os trabalhos de investigação publicados pelo Centro de Referência de Doenças Lisossomais de Sobrecarga do HSOG e com reconhecimento internacional na doença de fabry, contam-se a descrição do efeito fundador na região de Guimarães, o importante contributo para o conhecimento da história natural dos fenótipos tardios predominantemente cardíacos, o estudo da doença de fabry e do parkinsonismo, e a determinação da prevalência e dos preditores de doença de fabry em doentes com miocardiopatia hipertrófica em Portugal através de um grande estudo multicêntrico nacional.

📸 GA!

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias