Braga: festival da criatividade começa hoje

O maior festival colaborativo de criatividade do mundo conta com a realização de cerca de 2400 actividades de forma a celebrar a vida ao redor do mundo.


A Organização Mundial da Criatividade, responsável pela realização do Dia Mundial da Criatividade, decidiu transformar uma atitude simples na sua principal causa neste ano: celebrar a vida.

“Após dois anos de profundas mudanças económicas, sociais, culturais e comportamentais influenciadas pela necessidade de proteger as pessoas de um vírus letal, percebemos que o principal papel da criatividade em 2022 é ajudar as pessoas a resgatarem o prazer pela vida. Com tantas pessoas vacinadas e protegidas, agora é a hora das pessoas valorizarem o seu potencial criativo e resgatarem a capacidade de viver com alegria, mesmo depois de tantos meses de dor e luto”, afirma Lucas Foster, idealizador do Dia Mundial da Criatividade e líder global da World Creativity Organization.

Para isso, o Dia Mundial da Criatividade realiza anualmente, uma grande campanha de mobilização de educadores, empreendedores, líderes empresariais, criadores de conteúdo, estudantes, investigadores, influenciadores digitais, veículos de imprensa e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação e sustentabilidade em várias cidades do mundo.

Braga foi uma das cidades que abriu portas a este festival. Nesta cidade, a líder local responsável é Valesca Bender, estudante de mestrado na escola de engenharia da Universidade do Minho, designer, activista de design literacy e apaixonada pelo design e desenvolvimento do humano.

Enquanto Creative Strategist e design thinker, Valesca Bender desenvolve o potencial e capital criativo de negócios, pessoas e cidades. É fundadora da Figital.cc (que recentemente, através do Festival Trio, contactou diversas cidades criativas tais como Braga, Cali, Guadalajara e Campina).

Para além do já referido, esta líder dedica-se também à inovação, ao design estratégico e de experiências, à educação e pesquisa de futuros, ao estudo do comportamento de consumo e moda, à consultoria de criatividade inovação e economia criativa, é professora de MBA’S e formadora pelo IEFP Portugal.

Serão dezenas as actividades inspiradoras a serem realizadas de forma grátis e online.

Estes, são nomes de empreendedores nas mais diversas áreas, tais como:

  • Nuno Passos: assessor da Universidade do Minho e pivô nacional de comunicação de várias redes europeias.
  • Joca Humor: actor, apresentador e humorista.
  • José Carlos Pereira: gestor de projectos internacionais com actuação em várias empresas, quer nacionais, quer multinacionais.
  • Valesca Bender: designer e líder do Dia Mundial da Criatividade sendo premiada consecutivamente como Líder Internacional Braga Cidade Transformação em 2021 e Líder Superação Internacional pelas Cidades de Braga e Guimarães em 2020.
  • Rui Pinheiro: editor in Chief da revista de empreendedorismo Emagazine, técnico superior na Divisão de Desenvolvimento Económico do Município de Guimarães e professor na Escola de Negócios Europeia de Barcelona.
  • Sabrina Medeiros: Doutorada em Ciência Política e docente de Relações Internacionais da Universidade Lusófona de Lisboa.
  • José Ricardo Vidal: estudante de Psicologia na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto e participante no grupo de laboratório de Neurociências da mesma faculdade.
  • Paulo Salgado: professor universitário nas área de comunicação, relações públicas e branding, actividade que complementa com consultoria de comunicação, branding, comunicação digital e public speaking.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também