11 C
Guimarães
Quinta-feira, Abril 25, 2024

SNS: PS de Guimarães defende novo modelo de gestão

Economia

O presidente da SEDES e membro da Comissão Política Nacional do PS, Álvaro Beleza, e o coordenador do PS na Comissão de Saúde da Assembleia da República, Luís Soares, foram os convidados do PS de Guimarães, no passado Sábado, dia 18 de Fevereiro, para debaterem os desafios actuais e futuros do Sistema Nacional de Saúde.

No debate, Álvaro Beleza caracterizou o SNS como “um dos melhores do mundo” e que “dá conta da sua dimensão ética e política pela sua capacidade de a todos atender, de modo gratuito e universal”. Apesar disso, defendeu a necessidade de medidas de uma nova gestão, “mais flexível e centrada no cidadão” que, de qualquer modo, defendeu, estão a ser implementadas com o novo modelo de gestão do SNS, coordenado por um director executivo e pela extensão nacional das Unidades Locais de Saúde. A propósito das Unidades Locais de Saúde defendeu, ainda, que estas deviam chamar-se “Unidades Integradas de Saúde”, tendo em conta que terão horizonte geográfico supra-concelhio.

📸 Direitos Reservados

Luís Soares defendeu a “importância da confiança nas instituições”, da tele-medicina e da literacia médica como instrumentos de uma gestão “mais racional” do SNS, sem os quais os cidadãos tenderão a desviar-se dos serviços públicos prestados.

Encerrou a sessão o presidente do PS de Guimarães, Ricardo Costa, defendendo que a digitalização deve “ser um desiderato essencial do desenvolvimento do SNS”, mas numa lógica de gestão inteligente, susceptível de reduzir custos, melhorar e integrar verdadeiramente os processos e actos médicos e servir melhor os cidadãos. Propôs uma lógica de crescente complexidade médica, serviços médicos tecnológicos mais desenvolvidos e maiores e melhores cuidados primários e hospitalares.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias