7.9 C
Guimarães
Sexta-feira, Março 29, 2024

PSD: deputados da AM querem preços sociais justificados

Economia

A discussão em volta da situação da cooperativa Taipas Turitermas obriga à justificação por parte do Município para entregar 498 mil euros como subsídio à exploração da actividade.

A recente constatação na Assembleia Municipal de que a Taipas Turitermas não estava a praticar preços sociais nos seus serviços, levou o grupo parlamentar do PSD a solicitar “dados concretos em que fundamenta a qualificação dos preços praticados pela cooperativa como sendo preços sociais”.

César Teixeira, em nome da bancada social-democrata enviou ao presidente da mesa da Assembleia Municipal, um requerimento em que solicita que o ROC – Revisor Oficial de Contas – da cooperativa informe em que dados concretos fundamenta “a qualificação dos preços praticados pela cooperativa como sendo preços sociais”; em que documentos de suporte assenta aquela classificação e que critérios são usados para determinar que esses preços são sociais e não de mercado.

César Teixeira na Assembleia Municipal. 📸 GA!

O requerimento foi enviado, ontem, 29 de Janeiro. E só com esta informação os deputados do PSD vão perceber se o subsídio à exploração que o Município dá à cooperativa cobre ou não a diferença entre os custos anuais e os proveitos operacionais. E se justificam o subsídio de 498 mil euros.

O presidente do grupo parlamentar do PSD cita o parecer do ROC onde “a transferência de subsídios à exploração a título de indemnizações compensatórias pela prática daqueles preços sociais” é referida.

E justifica que “apesar de o parecer em causa aludir a determinados preços sociais, o facto é que em momento algum são os mesmos descritos”.

Por outro lado, depois de uma consulta às páginas institucionais a outros serviços similares praticados por privados na região e no país “conclui-se que os preços praticados pela cooperativa não são preços sociais, mas sim de mercado”.

📸 GA!

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias