17.8 C
Guimarães
Sexta-feira, Abril 19, 2024

PS: Luís Soares como deputado único

A comissão distrital socialista aprova a lista de deputados do círculo eleitoral de Braga, na reunião, de hoje, à noite, ainda com nomes em aberto.


O único nome que a comissão política concelhia de Guimarães votou e aprovou para integrar a lista de deputados do distrito de Braga foi o de Luís Soares.

Apesar dos reparos de alguns militantes, Luís Soares não tem par em 29 nomes que o PS indicará entre candidatos efectivos e suplentes.

Regressando ao passado, Luís Soares foi eleito, pela primeira vez em 2015 quando o seu núcleo duro de apoiantes era mais vasto que o actual e quando defrontou Miguel Laranjeiro que não renovou o seu mandato de deputado perdendo apenas por um voto.

Luís Soares tornou-se o rosto de um grupo de militantes mais vasto, com fortes apoios na zona sul do concelho e foi eleito por unanimidade em 2019.

Agora, Luís Soares volta a ser o escolhido, num universo de 59 votantes, tendo obtido 50 votos, sendo nove (9) os votos contra e nulos.

Os deputados do PS ficaram, assim, reduzidos, ao presidente da comissão política local e também líder parlamentar na Assembleia Municipal depois de Sónia Fertuzinhos ter percebido que a sua reeleição passaria a depender de votos locais e não de escolha nacional. Recorde-se que ela foi cabeça de lista em 2019.

Antes da escolha natural de Luís Soares, por força do seu poder e representação nos órgãos que decidem no PS Guimarães, ainda se admitiram outros nomes que se pudessem opor ao dirigente que se tornou um eucalipto no partido, secando tudo à sua volta.

Numa lista que será encabeçado pelo Secretário-geral adjunto, José Luís Carneiro, um apoiante de António José Seguro que António Costa recuperou, poucos conhecem quem ocupará o lugar de número de dois da lista. O nome de Maria José Fernandes, presidente do IPCA, era um nome desejado e apontado mas aquela vimaranense e universitária tem resistido aos chamamentos que lhe fazem tendo até rejeitado ser deputada no Parlamento Europeu.

Braga tem mais que um representante: Hugo Pires (3º) e Palmira Maciel (5º) renovarão as suas candidaturas; Joaquim Barreto será o 4º da lista e se for eleito tornar-se-á o mais idoso dos deputados, depois da saída de Ferro Rodrigues e Edite Estrela entre outros deputados que terminaram a sua carreira política. E pode vir a ter um terceiro, via Juventude Socialista, uma vez que o seu líder distrital está filiado na secção de Braga. O seu lugar na lista é o nono (9º).

Luís Soares está em 6º lugar na lista, seguindo-se depois Eduardo Oliveira (7º) de Famalicão. O 8º lugar é o mais complicado e está destinado a Barcelos. Ora nesta secção apresentaram-se dois nomes para a representar a concelhia. Anabela Real (que apoiou Ricardo Costa na distrital) e Manuel Mota. 

Os militantes votaram, com uma diferença de dois votos, em Manuel Mota como primeiro representante e só depois em Anabela Real que foi vereadora na Câmara de Barcelos.

Agora, Anabela Real só pode ser salva pelo gongo do género, uma vez que aquele lugar tem de ser preenchido por uma mulher. Mas até logo à noite, as dúvidas permanecerão e ninguém sabe como vai reagir Joaquim Barreto que numa tentativa de alargar o número de votos da ala de Ricardo Costa pode optar mesmo por Anabela Real. Ou baralhar de novo escolhendo uma mulher indicada por outra secção e concelhia de Vizela, Amares ou outro concelho. Contudo, isso obrigaria a recolocar o candidato de Barcelos numa posição inferior, ou seja, além do 9º lugar.

📸 GA!

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também