8.4 C
Guimarães
Quinta-feira, Março 28, 2024

Presidente de São Torcato: “Não existem presidentes de Junta satisfeitos com o orçamento disponível”

Economia

  • O presidente da Junta de São Torcato é o primeiro entrevistado de uma rubrica que pretende fazer o balanço das freguesias na primeira metade do mandato 2021-2025.
  • Alberto Martins preside à Vila desde 2017, pertencendo à coligação Juntos por Guimarães. São Torcato tem cerca de 3373 habitantes e ocupa à volta de 10,39 km² de área do concelho de Guimarães.

Estamos praticamente a meio do mandato que se iniciou em 2021 e termina em 2025. Que balanço pode fazer destes dois anos transactos e perspectivas para os próximos?

A Vila de São Torcato exige do presidente da Junta e do seu executivo um constante dinamismo e um trabalho afincado. Diariamente, tentamos ir ao encontro dos torcatenses, percebendo as suas necessidades e problemas e procurando as melhores soluções para os resolver. O balanço até ao momento é, no meu entender, extremamente positivo, pois foi possível alcançar algumas metas que tínhamos traçado, como por exemplo a conclusão do processo que levará (o início da obra está apontado para as próximas semanas) à requalificação integral da EB 2,3 de São Torcato. Mas outros objectivos foram já alcançados e a diversos níveis. Em termos de infraestruturas, para além da anteriormente mencionada, foi possível concluir uma das principais acessibilidades à Vila e que se encontrava totalmente degradada, a Rua Campo D’Ataca e que serve o Monumento alusivo ao Dia 1 de Portugal, que também recebeu uma requalificação, com a pintura de um Mural alusivo à data. Foram ainda empreendidos a outros níveis trabalhos importantes, com a retoma pós pandemia de importantes realizações. A 15ª Festa da Juventude de São Torcato que trouxe mais de 6000 pessoas à Vila, o 3º Trail Solidário Vila de São Torcato, com as inscrições totalmente esgotadas ou o 21º Moto Rali, que “inundou” o coração da Vila com centenas de motos. Somos ainda Eco Freguesia XXI e é assente nesse desígnio que partimos para a segunda parte do mandato, com ambição de concretizar os projectos que a Vila ainda anseia e ambiciona. Aqui destaco fundamentalmente três grandes desafios, o reperfilamento da EN 207-4, entre a nova rotunda de Selho, até ao centro da Vila e a requalificação e alargamento do parque industrial de São Torcato e o alargamento definitivo do cemitério da Vila, que se encontra novamente a ficar completo.

Requalificação da EB 2,3 de São Torcato. 📸 Direitos Reservados

“Fomos um exemplo no combate à covid-19, quando outros se resguardavam em casa, já nós distribuíamos máscaras.”

Quais têm sido os principais desafios e conquistas desde o início do seu primeiro mandato à frente da Junta de São Torcato?

Aqui começo por responder aos desafios e esses tem sido imensos. Desde a primeira hora que me comprometi a ser um presidente presente, no dia-a-dia, junto dos torcatenses. A proximidade é portanto o principal desafio e que cumpro diariamente, ouvindo os cidadãos e tentando corresponder aos seus anseios. Outro dos principais desafios era São Torcato ter uma EB 2,3 requalificada, digna da brilhante massa humana que a compõe e esse foi um dos desafios que está, da minha parte, concluído. Desafiamo-nos ainda a dar uma nova projecção à “marca” São Torcato, criando iniciativas que alavancassem a Vila, no comércio, na indústria e sobretudo no turismo. Hoje temos diversas unidades ligadas ao turismo, fruto da fantástica qualidade de vida que temos, alicerçadas também em actividades implementadas como o Trail Vila de São Torcato, o Portugal Lés-a-Lés, os sucessivos galardões de Eco Freguesia ou os gabinetes de apoio que criamos e sobretudo promotores privados de enorme valia que conseguiram congregar todos estes factores. Os desafios viraram também conquistas, mas aqui muito mais que obras ou actividades, quero salientar o combate à pandemia e o apoio aos mais carenciados. Sem espaço para modéstias, fomos um exemplo no combate à covid-19, quando outros se resguardavam em casa, já nós distribuíamos máscaras, álcool gel ou levávamos medicamentos e alimentos às casas do torcatenses. Fomos modelo no transporte ao centro de vacinação, com mais de 250 transportes efectuados, criando a partir daí um projecto social abrangente que apoiou muito mais do que apenas na cedência de bens geriátricos, fomos a áreas como o apoio a pequenas reparações ou apoio psicológico. Apoiamos ainda o comércio local, fortemente afectado pela pandemia, com campanhas de dinamização e sorteios. O maior alargamento de sempre da rede de saneamento na Vila, a inauguração dos parques de lazer da Corredoura e da Colina Verde e do Ringue Desportivo, as mais de duas dezenas de pavimentações e requalificações de vias, são outras das conquistas que muitos nos orgulhamos.

Segundo os dados da Câmara Municipal, São Torcato tem um índice de envelhecimento de 107,3%. Tem medidas previstas para combater esta percentagem? A freguesia está preparada para dar resposta à realidade etária da população?

Neste indicador, São Torcato acompanha freguesias como são as do centro da cidade, Creixomil ou Urgezes. Sabemos bem das dinâmicas do mundo moderno, onde efectivamente se fixam nestes locais sobretudo casais com maior poder de compra e logo mais velhos, enquanto os agregados mais jovens procuram paragens onde o m2 de terra é mais barato. Contudo, São Torcato tem um conjunto de medidas tendentes a atrair jovens e a ser um exemplo no panorama concelhio. Desde logo tem uma medida de apoio à Natalidade, pioneira no concelho e que visa apoiar os jovens casais e incentivar a natalidade. Estamos ainda a trabalhar no alargamento da zona industrial da Vila, acompanhada de outros projectos de promotores privados, pois sabemos que a fixação de pessoas e sobretudo de jovens ocorre tendencialmente perto do seu local de trabalho. Estamos ainda a trabalhar em parceria com uma IPSS da terra, numa solução para a criação de uma creche/berçário, proporcionando assim uma solução entre os 0 e os 3 anos de idade. Por fim fomos e continuamos a ser fortemente interventivos no que concerne ao alargamento do PDM para a Vila de São Torcato, pois sabemos que só assim poderemos baixar o preço das casas e dos terrenos e logo captar mais população e sobretudo mais jovens, tendo sempre como pedra basilar o equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade.

A Junta de Freguesia de São Torcato promove algum tipo de incentivo à natalidade e/ou à fixação de população jovem? Que medidas têm implementadas ou pretendem implementar?

Como referi no ponto anterior, São Torcato foi uma das Juntas de Freguesia pioneiras no apoio à Natalidade atribuindo, de forma progressiva, valores monetários conforme o número de filhos que a família vai tendo. Alargamos a medida a agregados que auferem valores maiores, permitindo ir além da mera referência ao IAS, utilizado frequentemente neste tipo de medidas. Estamos ainda a fechar um novo tipo de apoio, com a farmácia local, que permitirá reforçar esta medida, tão importante para as jovens famílias.

Tendo em conta a era digital em que vivemos, tem planos para uma modernização tecnológica dos serviços da Junta?

A Junta de Freguesia de São Torcato desde que faço parte do executivo, procurou sempre ir ao encontro de novas ferramentas tecnológicas. Depois de uma candidatura bem sucedida à modernização administrativa das autarquias locais, onde foi possível dotar a Junta de material informático e software recente, fomos audazes e criamos a página da Junta de Freguesia (uma das única do concelho que tem todos os documentos legais e oficiais ao dia publicados), a página no facebook (com mais de 3000 seguidores), a aplicação “Juntar a Junta” que permite uma interacção entre cidadão e autarquia, no reporte de problemas, sugestões e pedidos, e mais recentemente a criação de uma plataforma no âmbito do projecto social “Juntar São Torcato”, também resultante de uma candidatura, neste caso a fundos comunitários e que permite a troca de bens em 2ª mão entre a toda a comunidade.

Juntamente com a União de Freguesias de Atães e Rendufe, São Torcato manifestou preocupação relativamente aos passes de estudantes e idosos não serem aceites pela Ave Mobilidade. Pode explicar melhor este problema, como teve conhecimento e por onde passa a resolução?

Esse problema configura uma clara injustiça e até uma eventual ilegalidade, uma vez que como é sabido, as freguesias mais periféricas são servidas, numa parte significativa, pela operadora Ave Mobilidade, não existindo, muitas vezes, qualquer alternativa. Assim, quer os estudantes, quer os idosos (mais de 65 anos), estão a ser impedidos de circular com o respectivo passe, sendo-lhes exigido o pagamento de bilhete. Acresce a esta situação, que muitos estudantes foram apanhados desprevenidos, tendo inclusive ficado sem puder fazer a sua viagem para o seu estabelecimento de ensino. Esta situação vem agudizar a já deficitária oferta de transportes em determinadas carreiras, nomeadamente a sua inexistência, por exemplo, ao fim de semana.

“Estamos ainda a trabalhar em parceria com o Município, na execução da EcoVia do Selho.”

Qual é o orçamento previsto para este ano? Quais são as principais actividades/planos estipulados nesse orçamento?

O orçamento para 2023 fixa-se em 293000€. As principais obras previstas para o ano em curso são as seguintes: requalificação das ruas da Ordinha e da 24 de Junho. Criação de um Mural ou Letering no centro da Vila e a aposta no alargamento da rede de gás natural à Vila de São Torcato. Para além destas obras e requalificações, pretendemos melhorar a aposta social, com o reforço do projecto “Juntar São Torcato”, realizar o 4º Trail solidário Vila de São Torcato, o 3º Prémio Literário e a 16ª edição da Festa da Juventude, a maior do género na região. Estamos ainda a trabalhar em parceria com o Município, na execução da Ecovia do Selho, obra basilar no projecto de dinamização turística da Vila e nos caminhos de São Bento, por forma a assegurar um novo trilho, em segurança, para os milhares de romeiros que utilizam São Torcato como passagem para esse santuário.

Trail Vila de São Torcato. 📸 Direitos Reservados

Considera que o financiamento da Câmara para o orçamento da Junta de São Torcato é suficiente para o que necessita e gostaria de fazer na freguesia?

A resposta é obviamente que não. Não existem Presidentes de Junta satisfeitos com o orçamento disponível, querendo sempre mais. Pensamos que 34000€ para obra directa é manifestamente pouco para uma Vila como São Torcato. Precisávamos de ter, pelo menos, o dobro para estarmos munidos de alguma autonomia, que assim não dispomos. Contudo, foi possível na área social ter apoio do Município para o Projecto “Juntar São Torcato” e com a delegação de competências que decorrem da lei, como na gestão dos espaços verdes e parques infantis, conseguir subir um pouco o valor que recebemos do Município. Contudo, repetimos que é manifestamente insuficiente para executar as obras que a Vila necessita e anseia e até mesmo para assegurar um apoio condigno ao fortíssimo movimento associativo que a Vila detém.

“A população torcatense é gente de trabalho, de luta e suor.”

Parece-lhe que São Torcato tem tido o interesse e investimento apropriado por parte da Câmara e da população?

Sentimos que existem obras que poderiam e deveriam já ter sido executadas pelo Município, como é o caso da acessibilidade e alargamento do parque industrial de São Torcato e outras que poderiam e deveriam já ter tido o início, pelo menos do projecto, como é o caso do reperfilamento da EN 207-4. Contudo, tem existido sempre uma relação de lealdade institucional, de diálogo permanente e que em muitos casos tem produzido frutos, exemplo disso é a requalificação da EB 2,3 ou da rua Campo D’Ataca. Sentimos pois que São Torcato tem tido todo o interesse por parte do Município e dos seus responsáveis, faltando verter na prática e concretizar alguns dos projectos estruturantes prometidos e que esta Vila e este povo justifica e merece. A população torcatense é gente de trabalho, de luta e suor. Esta, assim como o seu forte tecido associativo, alavanca o crescimento desta Vila e de todo o Vale de São Torcato. São eles os responsáveis por esta Vila ter perdido menos população que a média do concelho, segundo os últimos Censos de 2021. Existe um forte investimento privado na Vila, nomeadamente em habitação nova e requalificada e no desenvolvimento de um novo parque industrial, ao qual se junta a disponibilidade de promotores privados para um alargamento do já existente. Assistimos, por fim, ao surgimento de um conjunto alargado de investimentos turísticos, de enorme qualidade, que tem revolucionado o desenvolvimento desta zona privilegiada de Guimarães, que é a Vila Mais Verde do concelho, São Torcato.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias