11.6 C
Guimarães
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Paulo Silva: “com a revisão do PDM penso que será colmatada esta falta de oferta” de habitação

Economia

  • O presidente da Junta de Guardizela é o quinto entrevistado de uma rubrica que pretende fazer o balanço das freguesias na primeira metade do mandato 2021-2025.
  • Paulo Silva preside à junta desde 2017, pertencendo ao Partido Socialista. Guardizela tem cerca de 2474 habitantes e ocupa à volta de 3,98 km² de área do concelho de Guimarães.

Estamos praticamente a meio do mandato que se iniciou em 2021 e termina em 2025. Que balanço pode fazer destes dois anos transactos e perspectivas para os próximos?

O balanço que eu posso fazer do meu mandato é positivo, porque tenho concretizado alguns dos objectivos que apresentei no meu programa eleitoral de 2017. As perspectivas para os próximos dois anos consistem em concluir projectos de interesse da população, tendo como finalidade o desenvolvimento da freguesia e o bem-estar da comunidade.

📸 GA!

Quais têm sido os principais desafios e conquistas desde o início do seu primeiro mandato à frente da Junta de Guardizela?

A principal conquista foi a obra – “Arranjo urbanístico da Santa Luzia”, com as construções da Casa da Juventude, do Largo dos Secretários e da requalificação da área envolvente da Capela Santa Luzia. Seguidamente, das pavimentações, alargamentos e construções de passeios pedonais em muitas ruas da freguesia. A requalificação de alguns espaços verdes com a colocação de bancos de jardim e ajardinamento. Demos início também à criação de um trilho (Quintas e Vinhas de Guardizela), que terá passagem por todo património histórico da nossa freguesia (Igreja, Capelas, Casas Senhoriais e vinhas), bem como pelo nosso futuro miradouro (Miradouro do Ó) que será inaugurado este ano, juntamente com o trilho. As constituições dos Grupos de Jovens e Seniores, a realização da Festa da Juventude, designada SN Festival – Sul Nascente em Movimento, passeios culturais e gastronómicos, Loja Solidária, aulas de actividade física para seniores e para a população em geral e na área do ambiente destacamos o galardão Eco-Freguesias, com o apoio da Brigada Verde. Quanto aos desafios temos a requalificação do Parque Industrial dos Pombais, o apoio à União Cultural Recreativa e Desportiva de Guardizela na construção da sua sede e melhoramento dos seus equipamentos, desde logo destaco o campo de Golf, que é único no nosso concelho.

“Sentimos que a nossa freguesia é muito procurada pelos casais mais jovens, quer para compra de terrenos e casas, quer para arrendamentos.”

Segundo os dados da Câmara Municipal, a Guardizela tem um índice de envelhecimento de 112,2%. Tem medidas previstas para combater esta percentagem? A freguesia está preparada para dar resposta à realidade etária da população?

Sentimos que a nossa freguesia é muito procurada pelos casais mais jovens, quer para compra de terrenos e casas, quer para arrendamentos, ambas situações escassas, mas com a revisão do PDM penso que será colmatada esta falta de oferta, porque Guardizela reúne condições únicas, dispõe de uma escola primária com infraestruturas novas, em que neste momento temos 101 crianças a frequentá-la e o Centro Social, também, com infraestruturas novas que tem 170 crianças (creche e pré-escolar), de salientar ainda os espaços verdes e cívicos e o nosso futuro trilho, bem como o Parque Desportivo da União Cultural Desportivo e Recreativo de Guardizela, que dispõe de campos de ténis, golf e futebol sete e 11. Relativamente ao envelhecimento, dispomos no Centro Social de Guardizela de lar, centro de dia e apoio ao domicílio, apoio prestado a 132 idosos. E recentemente criamos o Grupo de Seniores de Guardizela.

📸 GA!

A Junta de Freguesia de Guardizela promove algum tipo de incentivo à natalidade e/ou à fixação de população jovem? Que medidas têm implementadas ou pretendem implementar?

No meu entender medidas de incentivo à natalidade têm de ser tomadas pelo governo, porque não é com medidas pontuais que se resolve um problema estrutural do nosso país.

Tendo em conta a era digital em que vivemos, tem planos para uma modernização tecnológica dos serviços da junta?

Sim, estamos a analisar propostas de empresas na área tecnológica que oferecem diferentes serviços, com o intuito de melhorar o atendimento ao cidadão.

A junta de freguesia de Guardizela não tem um website oficial. Porquê? Há planos para construir um?

Não temos website. E temos planos de construir um.

📸 GA!

Qual é o orçamento previsto para este ano? Quais são as principais actividades/planos estipulados nesse orçamento?

Orçamento previsto para este ano, 252.735 euros. Construção de um miradouro, visando a valorização do território e a criação de um ponto turístico na freguesia, construção da Capela Mortuária, com o propósito de colmatar uma necessidade identificada pela população e a requalificação da zona de Penso de Baixo, implementando um novo conceito de mobilidade, são os principais projectos que pretendemos concretizar este ano. No orçamento também estão contempladas as diversas actividades que dispomos à população destacando, as aulas de cavaquinhos e actividade física, os passeios culturais e gastronómicos.

Considera que o financiamento da Câmara para o orçamento de Guardizela é suficiente para o que necessita e gostaria de fazer na freguesia?

Sim. É adequado.

“Com o apoio da Câmara estamos a cumprir o programa eleitoral apresentado.”

Parece-lhe que Guardizela têm tido o interesse e investimento apropriado por parte da Câmara e da população?

Sim, sem dúvida! Com o apoio da Câmara estamos a cumprir o programa eleitoral apresentado, na medida em que o mesmo foi pensado e definido por ambas entidades. Identifico o crescimento dos dois parques industriais que dispomos, bem como o aumento do número de habitações em Guardizela, como os dois principais factores que revelam interesse por parte de investidores, em paralelo com a grande procura de pessoas em residir e de empresários em sediar-se na freguesia.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias