O convite foi da finlandesa Pia Kauma que é presidente da OSCE – Organization for Security and Co-Operation in Europe – Assembleia Parlamentar.
O deputado vimaranense representa a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa no Ciclo de Conflitos que venham a ocorrer numa área geográfica de 57 Estados Membros e tem um mandato que durará até à próxima conferência anual que decorrerá em Julho de 2024.
André Coelho Lima enquanto ‘representante especial’ terá uma posição de largo espectro, nomeadamente sugerir actuações necessárias ao cumprimento das suas funções. E deverá informar a OSCE sobre a mediação dos conflitos em que intervier, promover diálogos inter-parlamentares antes e depois dos conflitos, bem como das actividades que venham a afectar a vida das comunidades. Igualmente pode desenvolver recomendações políticas na prevenção de conflitos e coordenar outras acções relevantes dos representantes especiais da organização.
O parlamento português vai providenciar os recursos necessários para o cumprimentos dos seus deveres.
O presidente da Assembleia da República registou “a valorização do protagonismo internacional dos deputados portugueses” na sessão de 20 de Dezembro e desejou “um bom mandato” ao deputado do PSD.
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.