18.3 C
Guimarães
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Oposição: questiona “presente de Natal” da Vitrus aos trabalhadores

Economia

O vereador do PSD, Bruno Fernandes, questionou o presidente da Câmara acerca da Vitrus atribuir um presente monetário aos trabalhadores, interrogando se seria justo para os restantes trabalhadores das empresas e cooperativas municipais.


Na reunião de Câmara desta Quinta-feira, no período antes da ordem do dia, o vereador da coligação Juntos por Guimarães interpelou o presidente da Câmara, Domingos Bragança, acerca da situação da Vitrus. O social-democrata questionou se a empresa tem algum estatuto especial relativamente a outras empresas e cooperativas municipais. Mencionou, ainda, uma fotografia publicada pela empresa de “ostentação” e “vaidade” onde reúne todos os trabalhadores, a frota de veículos e Domingos Bragança.

“A questão que nos levanta dúvidas é se é correto, se é justo para os trabalhadores do Município todo que uma única empresa municipal possa ter um critério distinto de retribuição aos seus trabalhadores”, explica Bruno Fernandes. Guimarães, agora! sabe que o prémio anunciado pelo presidente da Vitrus ronda os 300 euros por funcionário.

Bruno Fernandes (vereador PSD). 📸 GA!

O vereador do PSD reforça que não acredita que seja “injusto para os trabalhadores da Vitrus” mas sim para “os trabalhadores do perímetro municipal”. “Porque é que estamos a criar uma excepção dentro dos serviços do Município e não aplicamos a regra no seu todo?”, interroga.

Em resposta, o presidente da Câmara esclarece que “não é presidente das empresas municipais e das cooperativas” e que essas mesmas têm “presidentes e órgãos sociais”. Diz ainda que a sua responsabilidade é a “nomeação para os cargos sociais daquilo que os estatutos disserem, de um ou dois ou três elementos”. “Se as cooperativas e empresas municipais se desviarem de todo do que são as políticas públicas do Município, obviamente, a Câmara e o presidente da Câmara intervêm”, clarifica o edil.

📸 Vitrus Ambiente

Domingos Bragança diz que a Vitrus, “a nível nacional, nos últimos dois ou três anos, foi das empresas de topo que mais cresceu, que mais se desenvolveu no conjunto das empresas públicas”. O autarca diz não perceber a crítica de Bruno Fernandes quanto à foto na qual participa e que a empresa publicou nas redes sociais com todos os seus colaboradores e frota de veículos. Para o presidente da Câmara, a fotografia simboliza “coesão” e serve para “motivar” e “criar espírito de equipa”.

“Também sou favorável que aqui, na Câmara, dentro do quadro legal, se atribua prémios de desempenho”.

“Eu sou claramente a favor, dentro do equilíbrio financeiro e dentro, sempre, do quadro legal, que se possa atribuir prémios de desempenho e de mérito. Também sou favorável que aqui, na Câmara, dentro do quadro legal, se atribua prémios de desempenho”, esclarece Domingos Bragança. Além disso, acrescenta que “cerca de 90% dos trabalhadores da Vitrus são mão de obra operária cujo ordenado ronda o salário mínimo nacional”.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias