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Segunda-feira, Outubro 14, 2024

N206: Câmara aguarda financiamento da IP para avançar com requalificação

Economia

A oposição questionou o ponto de situação da requalificação da Estrada Nacional que liga Guimarães a Famalicão. Domingos Bragança explicou que a última proposta das duas Câmaras passa por a Infraestruturas de Portugal (IP) actualizar o valor para a obra e entregá-lo aos municípios para que sejam estes a fazer a intervenção.

“As Infraestruturas de Portugal já anunciaram o projecto e o início das obras por mais de uma vez, em 2020, em 2021.”

O vereador da oposição, Ricardo Araújo, questionou o presidente da Câmara relativamente ao estado do projecto para a requalificação da N206. “As Infraestruturas de Portugal já anunciaram o projecto e o início das obras por mais de uma vez, em 2020, em 2021. O que é verdade é que estamos em 2023 e nada ainda foi feito”, relatou.

Domingos Bragança explicou que a IP já tinha um projecto mas que as Câmaras de Guimarães e Famalicão queriam incluir uma ciclovia e, por isso, completassem o projecto das Infraestruturas. No entanto, a IP não concorda com a construção da ciclovia por poder tornar-se uma situação “muito constringente ao trânsito”, explicou o edil.

Domingos Bragança (presidente CMG). 📸 GA!

“A última proposta é que as Infraestruturas entreguem esta estrada às duas Câmaras, com o orçamento actualizado, na altura era de sete milhões de intervenção, agora pedimos e solicitamos que fosse actualizado para uns oito ou 10 milhões e entreguem esse valor e nós fazemos a intervenção”, clarificou o presidente da Câmara.

Ricardo Araújo não ficou satisfeito com a resposta: “Ficamos a saber que neste momento ainda nem sequer existe acordo entre os Municípios com as Infraestruturas de Portugal. Ou seja, parece que o processo voltou atrás”. O social-democrata defendeu, também, que o projecto para a N206 deveria contemplar já uma via dedicada para o BRT. “Para nós faz todo o sentido que Guimarães analise a solução do BRT, não só para ligar Guimarães a Braga, ou nem sequer é isso, do nosso ponto de vista, o prioritário, é efectivamente para fazer a ligação da cidade aos seus principais focos populacionais, nomeadamente às Taipas a Norte, a Oeste até Ronfe e a Sul até Lordelo”, reiterou.

Quanto a este ponto, Domingos Bragança acredita que o projecto de requalificação terá que ter duas fases: “A primeira fase é fazermos a repavimentação e a requalificação na zona das vilas, porque isto é muito necessário, no caso do Ronfe, é muito necessária essa intervenção. E depois, numa segunda fase, é a eventual ciclovia e até da via dedicada para o MetroBus”.

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