10 C
Guimarães
Quinta-feira, Março 28, 2024

Legislativas: figuras regionais e locais dominam campanha

Uma campanha com os traços das eleições locais, descentralizada e com figuras conhecidas dos partidos concorrentes.


Os candidatos envolvidos na campanha das legislativas, a nível do círculo eleitoral de Braga, são o que são. Ao contrário de outros tempos, são candidatos locais que dão a cara, nesta campanha, quer efectivos quer suplentes, os que já têm assento no Parlamento e outros que podem ter e os que já sabem que não terão qualquer hipótese de serem conhecidos por “Senhor Deputado ou Senhora Deputada”.

Se os protagonistas das eleições mudam e já não engrossam apenas comitivas onde, antes, havia lugar para a figura nacional, onde José Luís Carneiro (PS) e André Coelho Lima (PSD) são os mais notados e notáveis, também a agenda política mudou e pouco se ouve falar de questões regionais que outrora serviram para levar à Assembleia da República como “trunfos” de candidatos e não políticas do Governo, para o distrito.

As campanhas assumem, também, por isto, formas diversas muito iguais às campanhas para as eleições locais – freguesias e Municípios – onde só estão “os nossos” e o esclarecimento não vai além do que a descrição do que defende cada partido a nível nacional.

Dos plenários…

Alguns partidos, identificam as suas acções com nomes que confirmam esta “nova face da campanha eleitoral” partidária. O PS chama aos seus encontros com militantes de “Plenários de Cidadãos PS 2022” – o que pode levar-nos até ao tempo em que a CDU quase da mesma maneira classificava as suas reuniões. Luís Soares e Hugo Teixeira, formam o par permanente nas acções em Guimarães, sobretudo com a realização de plenários. 

📸 Direitos Reservados

Os dois primeiros plenários foram realizados nas vilas de São Torcato e de Moreira de Cónegos, respectivamente, com o intuito de, por um lado, fazer um balanço com os cidadãos da governação de António Costa e do PS entre 2015 e 2021 e, por outro, apresentar aquelas que são as principais medidas do programa eleitoral apresentado pelos socialistas a este próximo ato eleitoral. O terceiro realiza-se, hoje, no Salão Paroquial de Briteiros São Salvador.

…às Tribunas Públicas…

Hoje, a CDU prefere que os seus encontros e acções, sejam “Tribunas Públicas”, por isto e por aquilo. Os Verdes juntam-se em alguns acções específicas, com caminhadas pela defesa da biodiversidade, desejando acentuar a vertente ecologista do seu programa político que se vai esbatendo até pelo aparecimento do PAN.

Pela valorização das reforma e pensões, realizou-se, hoje, no largo do Toural. Para assinalar o primeiro dia de campanha, a CDU esteve nas Taipas. 

Torcato Ribeiro e Daniel Marques transmitiram à população e comerciantes a importância do voto na CDU. Torcato Ribeiro realçou que é um logro a ideia que os eleitores vão escolher o Primeiro-Ministro. 

“Trata-se da eleição de 230 deputados, 19 dos quais pelo distrito de Braga. Voltar a eleger deputados da CDU pela nossa região é a garantia que na Assembleia da República vão haver deputados que não vão regatear esforços para dar voz ao distrito” realçou o candidato.

📸 Direitos Reservados

O Partido Ecologista Os Verdes promoveu uma caminhada no Parque Natural do Litoral Norte. As ameaças existentes como a caça furtiva, a utilização de agro-químicos nas áreas agrícolas, a destruição de caminhos em áreas naturalizadas, a perda de habitat e a pressão imobiliária, foram destacados.

…com visitas aos mercados

Para o PSD a tradição ainda é o que era, e as visitas a empresas, aos mercados e feiras, associações e bombeiros, são uma forma de querer salientar a social-democracia. 

📸 Direitos Reservados

Não há declarações públicas, apenas o trivial comunicado de imprensa, descritivo do dia de campanha, com ideias básicas sobre a economia ou empresa que é visitada. No fundo, “um compromisso” que “o candidato à Assembleia da República e presidente do PSD Guimarães, Bruno Fernandes, comprometeu-se com o contacto de proximidade com todos os vimaranenses”.

A degradação do Mosteiro da Costa

Com o PSD, está o CDS-PP que a nível local e regional opta por “pegar” em questões concretas da governação local do que deveria ser a governança nacional de quem vai para o governo. Sem grandes ajuntamentos e com presença cirúrgica onde pode haver “incómodo” para o governo. 

O caso mais frequente foi a visita à igreja do antigo Mosteiro de Santa Marinha da Costa, em Guimarães, um imóvel de interesse público que é propriedade do Estado, bastante degradado e a necessitar urgentemente de obras de reabilitação.

Areia de Carvalho, primeiro candidato do CDS-PP pelo distrito de Braga, visitou a igreja e ficou a conhecer o mau estado em que o imóvel se encontra.

“Este maravilhoso património arquitectónico e religioso da cidade de Guimarães está completamente votado ao abandono pelo governo socialista”, afirma Areia de Carvalho, lembrando que a defesa do património “é uma causa do CDS-PP, mas é sobretudo uma causa de todos”.

📸 Direitos Reservados

O tecto da igreja ameaça ruir, as paredes apresentam fissuras e as infiltrações de humidade estão a destruir o interior da igreja. A protecção civil já foi chamada ao local, para uma vistoria solicitada pela paróquia, tendo concluído que a estrutura do tecto ainda é segura.

Areia de Carvalho, que viveu em Guimarães até aos 12 anos de idade, ficou triste com o que viu. “Eu, que vivi a minha infância e o início da juventude na cidade de Guimarães, que, aliás, é património mundial, só tenho a lamentar que a maravilhosa igreja do antigo convento de Santa Marinha da Costa – que deveria estar em condições de ser visitada por turistas –, tenha chegado a este estado de degradação”, declarou o candidato do CDS-PP, que luta pela manutenção de um deputado pelo círculo de Braga.

“Uma vez eleito deputado, estarei ao lado de todos os vimaranenses para defender na Assembleia da República a imediata recuperação deste património”, garantiu Areia de Carvalho.

Apesar dos alertas da paróquia, a verdade é que o Governo, através do Ministério da Cultura, tem adiado a resolução deste “grave problema de abandono do património que é de todos”, como realçou Areia de Carvalho, que foi guiado pelo pároco de Santa Maria da Costa, e pelo presidente da Junta de Freguesia, Vítor Costa e pelos candidatos a deputados do CDS Guimarães.

Proximidade no centro histórico

O Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza – PAN – seguiu-lhe as passadas, visitando o mercado e percorreram as principais artérias e o centro histórico da cidade, contactando com a população para ouvir as suas preocupações para o distrito e para o país. 

Num sinal de proximidade, os candidatos do PAN concentraram a sua acção no largo do Toural e, à noite, estiveram à conversa com as pessoas que estavam na praça de São Tiago e no largo de Nossa Senhora da Oliveira.

📸 Direitos Reservados

«É esta proximidade que queremos trazer à política com um deputado do PAN eleito pelo círculo de Braga» – referiu o cabeça de lista pelo distrito, Rafael Pinto. 

O partido voltará ao concelho, com visitas agendadas, na Quarta-feira, ao Gatil Simãozinho, às 10 horas, e à sede da Guimabus, pelas 12 horas.

«O PAN apresenta-se a estas eleições, com as suas prioridades bem definidas: no ambiente, a protecção dos rios, a ordenação das florestas e o combate à pobreza energética; na área social, a melhoria da oferta de transportes públicos, a resolução dos problemas da habitação e a aposta na saúde; na área animal, a prioridade é o combate ao abandono, o reforço das políticas de esterilização e a criação de serviços médicos veterinários a preços acessíveis».

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também