21.8 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 16, 2024

Hospital: Centro de Hemodinâmica não funciona por burocracias

André Coelho Lima trouxe para a campanha eleitoral a situação do Centro de Hemodinâmica, instalado há três anos no Hospital da Senhora da Oliveira.


O deputado do PSD considera que, não funcionando apenas por questões burocráticas, o facto de estar fechado, “reflecte colapso no Serviço Nacional de Saúde”.

Na visita que fez ao Hospital de Guimarães, o cabeça de lista dos candidatos a deputados pelo PSD de Braga, não escondeu a indignação, perante um processo para o qual já apelou por diversas vezes ao bom senso do Ministério da Saúde e dos responsáveis do Governo do PS, mas sem sucesso. Aliás, o Município de Guimarães, de maioria socialista, também não tem conseguido melhor sorte”.

Considerando que esta “é uma situação absolutamente inadmissível, ainda para mais, quando é uma estrutura que não foi paga pelo Estado”. André Coelho Lima lembra que “a comunidade vimaranense, que paga o Serviço Nacional de Saúde com os seus impostos, ofereceu a este hospital o laboratório de Hemodinâmica, que é de topo”.

📸 Direitos Reservados

Sublinhando que o Centro de Hemodinâmica “está há três anos impedido de funcionar, porque o Ministério da Saúde não quis colocar o Hospital de Guimarães na rede nacional de referenciação” o candidato reconhece o desperdício que é ter uma unidade no serviço de cardiologia, equipada para exames diagnósticos e terapêuticos através da instalação de cateteres no sistema vascular, que não é aproveitado.

“As pessoas que foram solidárias, que se esforçaram e deram os seus donativos, merecem mais respeito”.

“É inadmissível. É intolerável. As pessoas que foram solidárias, que se esforçaram e deram os seus donativos, merecem mais respeito. E, acima de tudo, os utentes merecem o tratamento que este laboratório disponibiliza”, defendeu André Coelho Lima, no final de uma reunião com a administração do hospital, em que esteve acompanhado pelo também candidato a deputado Bruno Fernandes.

O caso do Hospital de Guimarães é, “infelizmente”, mais uma situação a juntar a “tantas outras com que os portugueses têm de lidar todos os dias para aceder aos serviços de saúde”, como quando aguardam meses e anos por uma intervenção cirúrgica ou por uma primeira consulta no SNS.

Por isso mesmo, o PSD pretende alargar o sistema SIGIC das listas de espera para cirurgias às consultas de especialidades médicas hospitalares e aos meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também