11.7 C
Guimarães
Sexta-feira, Abril 26, 2024

Domingos Abrantes: “Temos mais razões para sermos comunistas”

Economia

O dirigente do PCP com percurso de intervenção e luta clandestina durante a ditadura, marcou presença no almoço comemorativo da Revolução de Outubro, promovido pela comissão concelhia de Guimarães, realizado neste Domingo.


A intervenção principal no almoço comemorativo que teve lugar no pavilhão do Grupo Cultural e Recreativo Os Trovadores do Cano esteve a cargo de Domingos Abrantes.

No seu discurso sublinhou: “Hoje não temos menos razões, temos mais razões para sermos comunistas, para lutar pelo ideal de libertação e emancipação dos trabalhadores. Passados 105 anos depois de Outubro estamos confrontados com a única alternativa: ou socialismo ou barbárie”, citando Rosa Luxemburgo.

O histórico dirigente comunista, que foi já deputado à Assembleia da República de 1976 a 1991 e fez parte do Conselho do Estado, deixou um alerta relativo à “ameaça de uma nova época fascista”. “É um perigo que deve ser tomado muito a sério, que deve ser combatido com energia, combatidas as políticas que condenam massas gigantescas a uma vida sem horizontes e que se tornam presas fáceis de soluções fascistas”, acautelou. 

📸 Direitos Reservados

“A história regista vários casos de revoluções que influenciaram e determinaram decisivamente a vida dos povos”.

Relativamente à Revolução de Outubro, motivo pelo qual a comissão concelhia de Guimarães organizou o almoço, Domingos Abrantes proclamou: “A história regista vários casos de revoluções que influenciaram e determinaram decisivamente a vida dos povos e a evolução do mundo, mas nenhum caso se assemelha à Revolução Bolchevique, pela sua natureza de classe, por ter elevado os explorados à condição de classe dominante e de, com o seu triunfo, ter aberto caminho para a construção de uma sociedade de novo tipo que proclamava como objectivo supremo a liquidação de todas as formas de exploração e opressão, aspiração milenária da humanidade”.

Em nome da comissão concelhia de Guimarães, Ana Monteiro saudou todos aqueles que participaram activamente na organização da iniciativa, salientando a importância política da mesma.

Na sua intervenção reiterou: “Celebramos a Revolução de Outubro pelo que projectou de profundas transformações no mundo, pelas suas realizações, conquistas e transformações a favor dos trabalhadores e dos povos”. “Renovamos nesta comemoração a nossa profunda convicção que ela permanece no seu acto libertador, como o grande empreendimento que continua a dizer-nos que outro mundo é possível!”, frisou no contexto do almoço comemorativo.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias