23.9 C
Guimarães
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Distrito: CDU reclama investimento em ferrovia

Economia

Os presidentes das câmaras de Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos devem parar de atirar areia para os olhos das populações, defende a DORB-PCP.


E tudo porque “há poucos dias os presidentes de Câmara dos municípios que compõem o Quadrilátero Urbano (Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães) defenderam publicamente a construção de um metro de superfície que una estes concelhos”.

Para tal decidiram solicitar estudos técnicos junto da CCDR-Norte e do Eixo-Atlântico e apresentar esta ideia de investimento junto do Governo central, nomeadamente ao Ministro das Infraestruturas e ao Ministro da Coesão Territorial.

“Os presidentes de câmara em causa apenas vieram contribuir para criar mais ruído e confusão”.

Porém, a DOR-PCP de Braga entende que “com esta proposta de opção pelo investimento num metro de superfície em alternativa ao comboio, os presidentes de câmara em causa apenas vieram contribuir para criar mais ruído e confusão. Aliás, a proposta da designada ligação por metro tão-pouco tem qualquer enquadramento ou aferição prévia nos órgãos autárquicos” – justificam os comunistas.

“Tratar a região minhota como o tem feito nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto”.

Consideram que a posição assumida pelos autarcas do Quadrilátero Urbano de “que os diversos governos do país, independentemente da sua composição partidária, não têm feito o investimento necessário, longe disso, nesta que é a terceira maior comunidade do país, onde residem mais de 700 mil pessoas. Assim, entendem que está na hora de o Estado corrigir esta discriminação negativa e tratar a região minhota como o tem feito nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto”, não passa de “mais uma proposta”.

E entendem que essa proposta “vem novamente dispersar a discussão com novos projectos e iludir a necessidade de investimentos há muito reconhecidos como necessários, em torno dos quais já existem estudos técnicos e decisões políticas, incluindo previsão em PDM”.

Recordam, entretanto, que a CDU e outras forças, “propuseram, em vários dos órgãos municipais destes concelhos reclamar o investimento nos meios ferroviários, ora em oposição ao encerramento de linhas, ora reclamando a conclusão da ligação ferroviária entre os concelhos do Quadrilátero Urbano”.

Justificam que “nas recentes campanhas eleitorais para as eleições autárquicas e legislativas esta proposta da CDU foi acompanhada também por outras forças políticas”.

Agora, “num contexto em que o Governo tem ao seu dispor meios excepcionais para realizar investimento nos transportes públicos e em que afirma o desenvolvimento do transporte ferroviário como desígnio, a DORB do PCP reclama, como prioridade, a concretização da ligação ferroviária directa entre os concelhos de Braga e de Guimarães e, depois o fecho da malha ferroviária com uma linha de concordância para Barcelos”.

E vão mais longe, reclamando “a reabertura de linhas ferroviárias encerradas, como a linha Fafe- Guimarães, uma necessidade que merece igualmente ser acolhida”.

A DORB do PCP torna público que os eleitos da CDU na Assembleia da CIM do Cávado e nos municípios de Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos vão suscitar esclarecimentos sobre este pronunciamento destes presidentes de Câmara.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias