11.1 C
Guimarães
Sexta-feira, Março 29, 2024

BE Guimarães: reforça apoio às acções da AVE contra via do AvePark

Economia

A coordenadora concelhia de Guimarães do Bloco de Esquerda, reuniu na passada Segunda-feira com a AVE – Associação Vimaranense para a Ecologia, no seguimento da notificação do IGAMAOT enviada à Câmara Municipal de Guimarães. A notificação dava conta de que tinha suscitado, junto do Ministério Público, a invalidade da decisão da ERRAN – Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional do Norte, que viabilizava a construção da via do AvePark.

A intenção do partido era de, junto da AVE, perceber que expectativas depositam neste ato, e que cenários equacionam daqui para a frente. “A tomada desta iniciativa por parte do IGAMAOT traz algum alento à luta que abraçaram, desde 2015, contra a construção da via do AvePark pelos efeitos ambientais negativos que tão bem conhecem e que se têm empenhado em dar a conhecer nas várias iniciativas que já fizeram”.

Contudo, nada está decidido e a AVE lembrou que, da mesma forma que a APA – Agência Portuguesa do Ambiente num primeiro relatório dava o projecto como susceptível de causar impactes negativos, e veio posteriormente alterar a sua posição, é necessário esperar pela pronúncia do Ministério Público. A associação transmitiu ao BE que “não desarmam, até porque, o presidente Domingos Bragança afirmou já a intenção de não desistir da construção da via do AvePark”.

“Para nós, a construção desta via é uma contradição de acordo com a propaganda verde do executivo.”

Segundo o comunicado do partido, a AVE não desistirá, tendo já em mente um conjunto de acções para as quais pode contar com o Bloco de Esquerda. “Para nós, a construção desta via é uma contradição de acordo com a propaganda verde do executivo”, refere o partido.

O Bloco de Esquerda, “de acordo com aquela que tem sido a sua posição na defesa das questões ambientais e tendo em conta que aqueles terrenos, se não totalmente, pelo menos em parte, significam a subsistência de muitas pessoas, aguardamos com expectativa a decisão do Ministério Público”, reafirmando a sua disponibilidade nesta causa.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias